Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Abril de 2021

Galeria de arte virtual é aberta neste sábado (10) com exposições simultâneas de artistas potiguares

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

"A arte existe para que a realidade não nos destrua”. Em total concordância com a famosa frase do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, dita há mais de um século, um novo espaço para viver as artes visuais nasce amanhã. A galeria virtual Nuvem de Criativos reunirá artistas do Rio Grande do Norte, que terão seus trabalhos expostos para o mundo em mostras simultâneas e marcadas pela pluralidade de estilos. O novo espaço digital será lançada às 11h, deste sábado, 10, com live painting da potiguar Ara Teles no Instagram.

A Nuvem de Criativos é uma realização da AM Criativo, e conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação José Augusto, Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

O projeto funcionará dentro do site da Cartola, que já atua há 6 anos no segmento de artes visuais do estado, conectando designers, fotógrafos, modelos e escritores de todo o Brasil – com algumas participações internacionais também. O foco agora, entretanto, volta-se para os artistas potiguares: “Nosso maior objetivo é divulgar e impulsionar a arte plural do nosso estado e seus atores, promovendo novas parcerias, trabalhos e ideias e contribuindo com a engrenagem da indústria criativa visual como um todo”, explicou Arthur Anjos, idealizador do projeto. 

Na outra ponta da iniciativa, ganham os apreciadores da arte de todo o mundo, que terão contato com o universo criativo de grandes artistas ao simples gesto de um clique. A expectativa é ampliar o número de expositores, atualmente em 10, chegando a 15 até o fim deste mês. 

Os trabalhos artísticos partem de um DNA comum, territorial, mas são plurais em suas construções. Num passeio pelas paredes imaginárias da galeria, a diversidade chama a atenção - nas cores, nas técnicas, nos traços, na fusão de elementos e nas referências. O imaginário surrealista de Demétrius Montenegro – com muitos elementos da visão coletiva de Nordeste – se encontra com o universo sublime de Layanne Santos, à luz de lamparinas e lampiões. As figuras fantásticas de Magnos Beserra chamam para uma viagem interna; mergulhando mais fundo, estão os rabiscos carregados de cores e sensações do Airton Bruno.

Os sentimentos à flor da pele ganham contornos em preto e branco, por Natan, e em cores por Ara Teles, num diálogo doído e direto entre artista, arte e espectador. Os pixels multicoloridos das artes digitais de Yann Valber, assim como as montagens de Tiago Luís (com fotografias, textos e recortes), apresenta o universo masculino com pegada urbana - porém em contextos muito particulares. E a conexão entre o ser humano e o espaço que habita, fundidos em completa harmonia e beleza, estão na arte de Cecília Nóbrega e nas fotografias de RAVMES. 

Todos os trabalhos estarão disponíveis a partir deste sábado no endereço: www.cartolamag.com/galeria/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias