Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Outubro de 2020

Enade: apenas 6,1% das faculdades avaliadas receberam nota máxima

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O MEC (Ministério da Educação) divulgou na manhã desta terça-feira (20) os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2019, que avalia o conhecimento de alunos que estão concluindo a graduação.

Das 8.368 instituições avaliadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apenas 511 conseguiram a nota máxima, 5, 6,1%. Dessas, 82% são instituições públicas e apenas 18% privadas. A maioria se concentra na região Sudeste, 49%.

A maior parte das instituições privadas obtiveram nota 3 — das 3.103 faculdades, 83% eram particulares (2.579) e 17% públicas (519). Ainda de acordo com os dados do Enade, das 289 que tiraram notas 1 e 2, 93% são privadas. Das instituições avaliadas no Enade, 85% eram privadas e apenas 15% públicas, que se destacaram com as melhores notas.

Cada curso é avaliado a cada três ano e os estudantes são obrigados a fazer a prova ou a justificar a ausência. Mais de 391 mil estudantes fizeram o teste no ano passado. 

Entre estudantes que fizeram o exame em 2019, o Inep informa o seguinte perfil:  55% eram mulheres e 45% homens,  45% abaixo dos 33 anos de idade, 54% são brancos de renda familiar baixa — 18% tem renda de um salário mínimo e meio.

60% dos estudantes que fizeram o Enade foram beneficiados por algum subsídio público - seja universidade pública, Fies (Financiamento Estudantil) ou Prouni (Programa Universidade para Todos).

Os alunos avaliados eram vinculados a 8.368 cursos de graduação em todo o Brasil de 29 áreas de conhecimento: agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de produção; engenharia de controle e automação; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

Já os cursos que oferecem o grau de tecnólogo são: tecnologia em agronegócio; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; e tecnologia em segurança no trabalho.

Neste ano, a Educação a Distância representa 2% dos cursos participantes.

Fonte: R7

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias