Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

01 de Outubro de 2018

EaD de robótica educacional é ministrado pela primeira vez em mestrado na UFRN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma marca de todas as sociedades é o desenvolvimento tecnológico. Durante longos anos, a tecnologia, por questões políticas, econômicas ou sociais, criou barreiras. As consequências disto, são reveladas na discriminação e má distribuição de renda. Em uma sociedade que visa o crescimento ao utilizar as tecnologias desenvolvidas, exclusão não é uma palavra bem-vinda.

Com o objetivo de democratizar e disseminar o ensino da robótica, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu pela primeira vez a disciplina de Robótica Educacional. A turma, que visa ser a nova disseminadora da metodologia no Estado, faz parte do Programa de Pós-graduação em Inovação e Tecnologia Educacional da UFRN, no Instituto Metrópole Digital (IMD). O sistema utilizado em sala de aula foi o Roboeduc Inbox - primeiro sistema de Educação a Distância (EaD) do segmento no Brasil e que foi desenvolvido por uma empresa potiguar, a Roboeduc.

Segundo a pedagoga, Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN, Akynara Aglaé Burlamaqui, trazer esta tecnologia para dentro da UFRN proporciona uma desmistificação do ensino e uma grande democratização.  “Quando pensavam na ciência da robótica, interligavam a uma ciência mais dura, mais exata, mais cartesiana e não vislumbravam a uma aplicação mais próxima, como no contexto educacional. Agora, apresentando a metodologia dentro do Programa de Pós-graduação educacional, esses alunos conseguem enxergar a potencialidade pedagógica da robótica educacional dentro dos diversos níveis de ensino, mostrando que é possível trazer benefícios para aprendizagem dentro da proposta de cada ambiente”, explica.

Dentre os benefícios proporcionados por meio da Robótica Educacional, de acordo com o Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Aquiles Burlamaqui, está a preparação das pessoas para a indústria 4.0. “O grande diferencial da robótica, está no aprender fazendo. Com a robótica conseguimos trabalhar a programação, montagem, eletrônica, prototipagem e trabalho em equipe, habilidades que não podem mais se ater somente ao profissional de computação”, explica.

Além disso, Aquiles ressalta que o custo benefício do kit do Roboeduc Inbox proporciona a real democratização do ensino tecnológico, pois pelo baixo preço, contempla todas as classes sociais e, assim, torna-se acessível a todos os lugares do Brasil.

Segundo Marcelo Bezerra, Pedagogo e especialista em Docência no Ensino Superior, mestrando em Educação pela UFRN, com objeto de pesquisa em Robótica Educacional, a chegada do Ensino da Robótica Educacional no IMD foi um grande marco e, como consequência dos conhecimentos adquiridos até o momento, a interdisciplinaridade da aplicação da metodologia proporcionará diversos avanços sociais. Os kits do Roboeduc Inbox são compostos por aulas virtuais e boxes com peças fabricadas em impressoras 3D. São 16 aulas no total, sendo quatro boxes, com quatro aulas cada sobre subtemas da temática principal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias