Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Outubro de 2020

Centro de Ciências da Saúde da UFRN tem sete cursos com conceito máximo no Enade

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Dos nove cursos que compõem o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sete obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Alcançaram a nota 5 os cursos de Nutrição, Enfermagem, Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Saúde Coletiva. Já Odontologia e Farmácia obtiveram nota 4.

O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 20, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). A prova foi realizada ano passado e é um dos processos de avaliação que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio desse exame, busca-se medir o desempenho dos alunos no que diz respeito aos conhecimentos, às competências e às habilidades desenvolvida ao longo do curso.  

Segundo o diretor do CCS e professor do Departamento de Odontologia, Antônio da Costa, os bons resultados dos cursos da UFRN, em especial aqueles que fazem parte do CCS, refletem o investimento material e humano que tem sido feito para favorecer um ensino universitário de qualidade. “Destaco o compromisso dos professores, dos técnicos e dos alunos que procuram sempre alcançar um nível de excelência seja nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.”

O vice-diretor do CCS e professor do Departamento de Educação Física, Breno Guilherme, destaca o alto investimento que a UFRN tem feito na qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Além disso, ele assinala o trabalho feito por docentes, servidores e estudantes no sentido mostrar a importância de realizar as avaliações do Enade e de demonstrar, por meio delas, a qualidade do ensino superior em uma universidade pública.

“Fizemos um trabalho de orientação e conscientização junto a cada curso do CCS sobre a importância do Enade. Paralelo a isso, temos investido na qualidade de ensino, de equipamentos, de instrumentos, de laboratórios além de realizar diversas outras iniciativas de forma que o aluno encontre aqui as condições necessárias para desenvolver seu potencial intelectual e profissional”, conclui.

O CCS é o maior centro da UFRN, agrupando 16 departamentos acadêmicos, onze cursos de graduação, 16 programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Nele atuam, distribuídos em onze prédios, sendo sete deles fora do campus central, quase 500 professores, 227 técnicos e mais de 4,5 mil alunos.

Para acessar os dados e resultados do Enade, clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias