Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

04 de Novembro de 2019

Professora do Ciências Aplicadas discutiu com alunos temas semelhantes ao da redação do Enem 2019

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi o tema da redação do Enem 2019, que teve o primeiro dia de provas realizado ontem (03). A temática causou surpresa entre muitos alunos e professores. Menos entre os estudantes do Colégio Ciências Aplicadas, que trabalharam em sala de aula assuntos muito próximos do que foi cobrado na prova.

A professora Clarissa Maranhão, que há dez anos dá aulas de Português no Ciências Aplicadas, levou para os estudantes os seguintes assuntos: “Democratização do acesso à produção cultural no Brasil” e “O espaço do lazer na vida do cidadão brasileiro contemporâneo”. Os conteúdos deram o suporte necessário para garantir um bom desempenho nessa primeira etapa do exame. “A gente trabalha sempre com assuntos mais abrangentes para o aluno entender que o que vai ser cobrado no Enem é o mais específico, como foi o caso de ontem. Nós falamos da democratização da cultura e isso deu as condições do nosso aluno falar sobre o cinema, que está dentro desse contexto”, explicou.

Segundo a professora, as escolhas dos assuntos trabalhados em sala de aula estão em sintonia com o histórico do Exame Nacional do Ensino Médio e sempre levam em conta problemáticas atemporais do Brasil e assuntos de discussão nacional. Clarissa não escondeu a satisfação quando percebeu que quase acertou o tema da redação deste ano. “Foi uma satisfação enorme ver que o nosso trabalho deu condições deles fazerem uma boa prova. Senti uma alegria muito grande e uma sensação de dever cumprido”, afirmou.

A estudante do Colégio Ciências Aplicadas, Heloisa Wanderley, que fez a prova do Enem ontem, comemorou o tema da redação. “A segurança que eu senti quando vi o tema foi surreal. Dei um sorriso na mesma hora e automaticamente lembrei das referências que a professora deu durante a aula”, contou.

Quem também comemorou foi o professor Alexandre Pinto, diretor do Colégio Ciências Aplicadas. Ele destacou a qualidade do trabalho desenvolvido durante a preparação para o Enem e ressaltou, ainda, o diferencial da equipe de professores. “Temos certeza que trabalhamos da melhor maneira possível os conteúdos para quem quer ser aprovado no Enem. Uma das provas já veio de cara com o tema da redação. Isso só mostra que temos uma equipe de professores competente e antenada. Tudo isso, junto com o esforço e a dedicação dos nossos alunos, vai fazer toda a diferença no resultado, sentenciou. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias