Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Junho de 2019

Pesquisadores da Ufersa recebem prêmio de melhor trabalho da área de Magnetismo em Congresso Nacional de Física

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A aluna do curso de Engenharia Elétrica, Sarah de Carvalho Caminha, e o seu orientador, professor Idalmir de Souza Queiroz Júnior, foram agraciados com o Prêmio de Melhor Pôster da Área de Magnetismo durante o Encontro de Outono 2019 da Sociedade Brasileira de Física (EOSBF), realizado de 26 a 31 de maio na cidade de Aracaju, em Sergipe. Anteriormente denominado Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (ENFMC), este é o maior evento de física no Brasil e está em sua 42ª edição.

Intitulado Simulation and Analysis of the Effects of Asymmetry in Iron Nanorings, o estudo é fruto do trabalho de Iniciação Científica da discente Sarah, sob a orientação do professor Idalmir, e foi apresentado no evento pela professora Maria das Graças Dias da Silva do Departamento de Física da UERN. Os estudos fazem parte do Projeto de Nanoestruturas Magnéticas desenvolvido pelo professor Idalmir com pesquisadores da Ufersa, UERN e UFRN como resultado de seu pós-doutorado em 2012 junto ao grupo de pesquisa liderado pelo professor Artur da Silva Carriço, da UFRN.

Segundo o professor Idalmir, o trabalho premiado objetivou estudar um dispositivo nanométrico magnético, em formato de anel assimétrico, usado como base para dispositivos spintrônicos, como as válvulas de spins e portas lógicas de spins, para analisar seus estados magnéticos. “A área de spintrônica, ou magnetoeletrônica ou ainda nanomagnetismo, é uma área de pesquisa muito recente baseada em materiais magnéticos, sendo ela, a evolução da eletrônica, que usa materiais semicondutores.

O professor continua ressaltanto que  “em contrapartida a eletrônica trata das cargas eletrônicas com o objetivo de representar grandezas físicas por meio de transdutores, armazenar, transmitir ou processar informações e controlar processos e servo mecanismos, a spintrônica pode fazer as mesmas coisas, porém com momentos magnéticos (spins). A spintrônica difere da eletrônica tradicional, pois além do estado de carga, os spins eletrônicos são explorados como um grau adicional de liberdade, com implicações na eficiência do armazenamento e transferência de dados”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias