Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Abril de 2020

Pandemia faz tráfego online intensificar, registra projeto

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O tráfego da internet tem aumentado consideravelmente desde que medidas de isolamento social foram tomadas para evitar o avanço do novo coronavírus. O Brasil Internet Exchange, projeto responsável pelos pontos públicos de tráfego entre as operadoras, registrou 11Tb/s (terabits por segundo) de pico de tráfego no país no fim de março, em dezembro o pico era de 8Tb/s. Isso porque, atividades como trabalho e aulas passaram a ser desenvolvidas em casa, além do aumento do entretenimento online, como o acesso a streamings. Com isso, alguns problemas de conexão podem surgir.

“Esta é uma situação que operadores de todo o mundo estão passando e que não há como uma empresa resolver de forma pontual, porque é uma realidade sem precedentes e que diz respeito ao mercado como um todo. No entanto, estamos prestando o nosso atendimento buscando garantir a qualidade do serviço dentro das possibilidade desta atual situação”, explica o diretor presidente da Cabo Telecom, Claudio Alvarez.

Apesar da possível lentidão ser causada por uma situação que foge ao controle dos usuários, é possível realizar alguns ajustes em casa que podem auxiliar no desempenho da internet. Uma das medidas é centralizar o roteador. “O equipamento deve estar instalado no ponto mais central da residência, onde consiga abranger de uma forma mais eficaz o espectro do WiFi dele. É importante não colocar nenhum objeto perto dele, como livros, telefone, aquário, para que fique totalmente livre de interferências”, explica Marcelo Barbosa, coordenador técnico da Cabo Telecom

Além da localização do equipamento, o especialista indica que é recomendável utilizar canais do modem estáveis, ou seja, que não estejam sendo compartilhados por vizinhos, por exemplo. Para realizar isso automaticamente, é necessário apenas desligar e ligar o modem que ele realizará essa busca para evitar interferências no sinal.

Outro ponto é diminuir o número de aparelhos que utilizam o WiFi para melhorar a sua eficiência. “Se possível, passe um cabo de rede do modem até a televisão, videogame, desktop, por exemplo. Assim você foge de interferências, já que quanto mais equipamentos você puder reduzir do WiFi, melhor será seu desempenho”, aconselha Marcelo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias