Comunicação, educação e tecnologia

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

4

Nov

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia no dia 20 de novembro, no auditório B436 do Instituto Metrópole Digital, o Workshop de Gestão da Inovação Fortec Nordeste. O evento acontece das 8h30 e 17h30. As inscrições, gratuitas, acontecem por meio do SigEventos, local no qual os interessados têm acesso a outras informações a respeito do Workshop.

A programação contará com três exposições: a primeira sobre Fiscalização dos Tribunais de Contas sobre a Propriedade Intelectual e a Transferência de Tecnologia na Administração Pública, com Rodrigo Oliveira Reis, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE / PE).

Em seguida, Compliance na Administração Pública – gerenciamento de riscos, controle e ausência de estruturas para transformar conhecimento em valor econômico, com Lúcio Gustavo de Paiva Genu Diniz, também auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e sócio da Lumi Consultoria Empresarial.

Por fim, no período da tarde, a explanação Como vender inovação fecha o evento, com uma dinâmica conduzida por Marcelo Bandiera, diretor da Saber Inovar – Consultoria e Estratégia, Marketing, Vendas e Inovação. 

4

Nov

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google, está investindo para fazer com que as pessoas sejam menos dependentes dispositivos eletrônicos. Na última semana, a companhia anunciou um novo aplicativo que envolve a impressão de informações que, normalmente, poderiam ser acessadas por um smartphone.

O Paper Phone, que parece até uma piada de primeiro de abril, é mais real do que nunca. Emma Turpin, líder do Google Creative Lab, conta que a invenção foi criada para ser uma solução alternativa a carregar e conferir os smartphones a todo momento, oferecendo informações impressas em papel.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o estúdio de design de produtos Special Projects, de Londres, e que reforça o objetivo principal de apresentar uma opção de desintoxicação virtual. "Muitas das pessoas com quem conversamos sobre isso ficaram horrorizadas com a ideia de deixar o seu smartphone para trás", contou Adrian Westaway, diretor de tecnologia do estúdio.

Westaway ainda comenta que o Paper Phone foi inspirado nos clássicos diários e agendas, que hoje são popularizados como "planner". Então, a iniciativa teve como desafio encontrar um balanço entre a praticidade do smartphone com um elemento de prazer, que seria a visualização em papel. Com o aplicativo, o usuário poderá imprimir as tarefas que serão feitas no dia, o número das pessoas com quem precisará entrar em contato, jogos, QR Codes, entre outras possibilidades.

As informações, então, são impressas de uma forma que torna possível uma dobradura prática, virando basicamente um pequeno caderno. O app ainda fornece instruções de como dobrá-la corretamente. O aplicativo ainda está em testes, mas já pode ser baixado por todos os usuários Android.

Fonte: Portal Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/google-apresenta-smartphone-de-papel-para-combater-o-vicio-em-tecnologia-154209/

4

Nov

Uma das campanhas de solidariedade mais aguardadas do ano, o Papai Noel dos Correios, será lançada oficialmente no Rio Grande do Norte, na quarta-feira (13), no auditório do Edifício Sede dos Correios, em Natal (RN). A partir desta data as agências da capital estarão com cartinhas disponíveis para adoção, e os padrinhos terão até o dia 06 de dezembro para realizar a entrega dos presentes nos pontos dos Correios. Apodi, Assu, Caicó, Canguaretama, Macau, Mossoró, Pau dos Ferros, Parnamirim e Santa Cruz também desenvolverão a campanha.

Durante a campanha, os Correios receberão as cartinhas de crianças que enviaram seus pedidos diretamente ao Papai Noel e, também, de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, tais como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ. Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados pelos Correios que, posteriormente, realizam a distribuição. As datas, locais e horários da Campanha Papai Noel dos Correios 2019 podem variar em cada Estado. Todas as informações sobre esta corrente de solidariedade poderão ser obtidas no blog, no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

4

Nov

O município de Nísia Floresta, distante cerca de 42 km de Natal, foi o primeiro lugar a receber o lançamento do livro “#NísiaFlorestaPresente, uma brasileira ilustre”, de autoria da escritora e pesquisadora Constância Lima Duarte. A obra foi apresentada à população do local em cerimônia dentro da programação do II Festival Literário da cidade, que contou com a presença de autoridades, educadores e estudantes. Na oportunidade, cerca de 150 livros foram distribuídos para os presentes de forma gratuita.

“#NísiaFlorestaPresente: uma brasileira ilustre” é uma obra biográfica que segue a cronologia dos passos da personagem principal e começa falando da importância de se conhecer Nísia Floresta. O livro será apresentado em Natal nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, no foyer do Teatro Riachuelo, às 19h.

O lançamento da obra é a culminância do projeto “Nísia Floresta: uma mulher à frente do seu tempo”, produzido por Mariana Hardi e viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, com patrocínio do cemitério e crematório Morada da Paz. O projeto contempla não só a produção do livro como também a distribuição gratuita e consciente dos exemplares, que serão entregues gratuitamente nos eventos de lançamento e para escolas públicas, bibliotecas e outras entidades.

4

Nov

A partir de hoje (4), o setor de prova teórica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), localizado na  Central do Via Direta, passa a atender em horário ampliado. Das 8 às 20h (segunda à sexta-feira), sendo que o candidato ao “provão” deverá chegar até às 18:30h para viabilizar o tempo de realização da prova.

“Ampliamos o horário de atendimento com  intuito de  atender a demanda da população que procura pelo serviço naquela localidade”, considera o coordenador de registro de condutores, Jonas Godeiro.

Está apto a realizar a prova de  30 questões de múltipla escolha, o candidato que cumprir a carga horária de aulas teóricas no respectivo centro de formação. A prova tem duração média de 1 hora e será considerado apto aquele que acertar no mínimo 21 questões.

4

Nov

Um colégio público em reforma e com poucos recursos. Ao se depararem com esta situação-problema, estudantes do Ensino Fundamental da Lápis de Cor/MOV criaram um projeto para contribuir, na prática, com a melhoria da Escola Estadual Joaquim Torres, localizada no bairro Lagoa Nova, em Natal.

No próximo dia 20, além de realizarem um mutirão de limpeza na escola estadual, os estudantes da Lápis de Cor/MOV, com seus professores, farão a entrega de mesas e brinquedos feitos com pneus, kits para ateliês de História e Ciências e repelentes caseiros. Tudo feito por eles, com material reciclável, durante as aulas.

A ação faz parte do Projeto Vida, que tem o objetivo de estimular nas crianças do Ensino Fundamental (anos iniciais) o pensamento científico. Os estudantes identificam a situação-problema, no ambiente interno escolar ou fora dele, criam uma pergunta-problema e depois traçam estratégias para resolver as questões encontradas.

"Tudo é feito pelas crianças, passa pela mão e opinião delas", explica a educadora Fernanda Heloísa Cruz. "Utilizando computador e livros e realizando entrevistas, vão buscando a solução", diz. No ano passado, por exemplo, a situação-problema encontrada foi o desperdício de água. Ao final do projeto, criaram uma mini cisterna.

Os educadores levaram a problemática da E.E. Joaquim Torres para a sala de aula, e as crianças começaram a pensar na escassez de materiais daquela escola, desenvolvendo o projeto durante o último semestre.

Todos os produtos do trabalho serão entregues no dia 20, e os estudantes também ensinarão como fazer o repelente caseiro. "Trabalhamos também os conceitos de sustentabilidade e valores humanos, essenciais à formação cidadã", avalia a Fernanda Heloísa.

4

Nov

Nos nove primeiros meses do ano, as empresas do setor de serviços no Rio Grande do Norte acumulam um estoque de 45% das pessoas empregadas com carteira assinada em todo o estado. Isso significa uma massa de trabalhadores composta por 192.063 potiguares. Já o comércio é o segundo segmento com mais gente empregada, com 110.162 pessoas contratadas formalmente. Juntos, esses dois setores respondem por 70,7% do estoque de empregos no Rio Grande do Norte, que, em setembro, chegou a 427,3 mil vagas ocupadas.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado s (Caged), do Ministério da Economia, e constam na edição 45 do Boletim dos Pequenos Negócios do RN, um informativo trimestral elaborado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte que traz os principais indicadores da economia potiguar e os reflexos para o segmento das micro e pequenas empresas. A publicação foi divulgada nesta quinta-feira (24) e traz, entre outros assuntos, uma análise completa do mercado de trabalho no Rio Grande do Norte.

O informativo pode ser conferido na íntegra no Portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br), na seção 'Estudos e Pesquisas’. De acordo com o estudo, o setor de serviços continua na liderança da abertura de novas frentes de trabalho no RN durante os nove primeiros meses de 2019. As empresas ligadas à prestação de serviço foram responsáveis por trazer para o mercado de trabalho formal um contingente de 2.986 potiguares.

O aquecimento o mercado de trabalho formal no RN foi o sétimo melhor da região Nordeste no acumulado do ano. Isso porque os estados de Alagoas e Sergipe apresentaram saldos negativos, em 2.240 e 1.065 vagas encerradas respectivamente, e a Bahia foi recordista em contratações, com um saldo de 38.002 vagas, seguida do Maranhão (9.418 vagas), Pernambuco (5.895 vagas), Ceará (5.090 vagas), Paraíba (4.674 vagas) e Piauí (3.299 vagas).

Segundo o estudo, as microempresas até agora têm segurado as baixas registradas no mercado de trabalho formal e foram as que mais abriram novas vagas até o terceiro trimestre do ano. As organizações desse porte criaram 4.987 novas vagas no RN e foram as únicas a ter um número maior de contratações frente às demissões. As empresas de demais porte todas tiveram baixas de empregados no acumulado do ano.

3

Nov

Uma pesquisa da Deloitte mostra que mais de 80% dos usuários acessam o mensageiro, ao menos, uma vez a cada hora para verificar conversas e responder amigos e familiares com memes, figurinhas e afins. O mensageiro é, disparado, o app mais utilizado aqui no país, bem à frente do Facebook (45%), e-mail pessoal (42%), Instagram (36%) e e-mail profissional (35%), os outros quatro apps mais citados na Global Mobile Consumer Survey Brasil 2019.

Foram 2.000 pessoas consultadas, das quais 95% disseram usar o smartphone ao menos uma vez por dia, mais do que desktops e notebooks, com 7% e 66%, respectivamente. E as tarefas mais realizadas na telinha são pesquisar produtos e serviços, navegar em sites e apps de compras, verificar saldo bancário, buscar avaliações sobre produtos e serviços e comprar online. Os assuntos mais buscados são aqueles relacionados à saúde e beleza.

O brasileiro também lê muitas avaliações e assiste a tutoriais no YouTube e outras redes sociais. Além disso, a smart TV foi citada como dispositivo externo mais conectado ao celular pelos pesquisados. Mas era de se esperar, uma vez que a Internet das Coisas ainda está em fase bastante inicial por aqui. Com relação ao 5G, 65% consideram muito importante a nova tecnologia de acesso à internet mais veloz e 69% estão dispostos a pagar mais por isso.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/whatsapp-nas-gracas-do-brasileiro-mais-de-80-checam-mensageiro-a-cada-hora-154069/

2

Nov

O Youtube lançou nesta quarta-feira (30) a plataforma Creative Hacks. A iniciativa se propõe a ser um hub para ajudar agências e marcas a explorarem o potencial do YouTube e performarem melhor com suas campanhas no site. O projeto foi criado pelo The Zoo, área criativa do Google que trabalha na interface com as empresas e agências. A plataforma conta com três módulos interativos.

Essencialaborda os fundamentos de como criar no Youtube, mensurar desempenho e estratégias para engajar o público. Já o Criando Conteúdo pretende ser um passo a passo para as marcas pensarem e criarem conteúdo na plataforma, além de ferramentas para trabalhar adequadamente com os criadores. Por fim, o Personalizando sua Criação explica sobre como adotar uma estratégia baseada em dados para ampliar os resultados de campanhas, tornando a comunicação mais assertiva.

O projeto está relacionado ao YouTube Works Awards, prêmio que celebra a criatividade e a eficiência da publicidade na plataforma. Agências de todo o Brasil podem concorrer à premiação, inscrevendo campanhas que usaram o Youtube como canal de acesso e engajamento. As inscrições serão abertas no final deste ano.

Fonte: Portal Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/10/31/com-foco-em-agencias-youtube-apresenta-o-creative-hacks.html

1

Nov

O GO Unicórnio!, concurso de startups do Fórum Negócios, promove nesta segunda-feira (4/11), às 19h, no SebraLab (Sebrae/RN), o Meet Up. Empresas inovadoras disputam quatro vagas no concurso que será realizado no dia 9 de novembro (sábado), no palco principal do maior evento de empreendedorismo do Norte/Nordeste, na Arena das Dunas. Uma curadoria, no dia seguinte, definirá as empresas que vão apresentar seus pitches (apresentações de 5 minutos) no Fórum Negócios.

Em 2018, a Click Pão foi a empresa vencedora do concurso GO Unicórnio!. O Fórum Negócios gerou dez milhões de reais em negócios. Foram mais de 40 palestras, 600 profissionais envolvidos diretamente, 45 empresas expositoras, 30 horas de conteúdo rico para 3,6 mil pessoas e 36 rodadas de negócios. Os números mostram a grandeza do evento, que, este ano, deve ter um crescimento superior aos 50%. "Os números estão aí para provar que, realmente, conseguimos fazer um trabalho diferenciado, com muito carinho, para atender um público qualificado", comentou o empresário André de Paula, um dos sócios do evento, ao lado de Jean Valério, Jeanny Damas e Vitor Ribeiro.