Comunicação, educação e tecnologia

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

6

Nov

YouTube está adicionando o recurso “Shopping”, que permite realizar compras dentro da plataforma. A novidade chega precisamente bem antes da temporada de festas e compras de fim de ano.

O recurso funciona com base nas pesquisas feitas pelos usuários no Google. Portanto, se um consumidor procurar um determinado produto no Google, posteriormente poderá receber no YouTube um catálogo de imagens estáticas com ofertas de produtos semelhantes ou da mesma marca.

Puma é uma das primeiras marcas a utilizar o novo formato de anúncios, que aparecerão no feed inicial da plataforma e nos resultados de pesquisa da mesma. O YouTube já oferece às marcas outras formas de divulgação de seus produtos aos usuários.

No início deste ano, a empresa introduziu os chamados anúncios “Discovery”, destinados a inspirar os consumidores que navegam nos feeds do YouTube e incentivá-los a comprar. Esse “anúncios de descoberta” não se correlacionam necessariamente com um produto específico, enquanto os anúncios do “Shopping” promovem uma única oferta de produto.

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/116889/youtube-introduz-shopping-recurso-que-permite-comprar-pela-plataforma/amp/

6

Nov

Nesta sexta-feira (08) começa a Mostra de Cinema de Gostoso, que mais uma vez vai movimentar culturalmente a cidade de São Miguel do Gostoso-RN. O evento segue até o dia 12, terça-feira. O palco principal da 6ª edição da mostra é a sala ao ar livre, montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva. Com 650 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 5.1, a sala oferece uma experiência imersiva como a de um cinema de alta tecnologia. São mais de 2 mil pessoas por noite. O premiado filme BACURAU, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estará entre os filmes da sessão especial. Atores como Maria Flor, Karina Telles, Marcelia Cartaxo, Helena Ignez e Anderson Müller confirmaram presença na Mostra.

Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Prêmio da Imprensa, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes na Mostra. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem também aos prêmios de finalização das empresas Mistika e DOT Cine; aos prêmios de recursos de acessibilidade das empresas ETC Filmes e Video Shack e de aquisição da distribuidora Elo Company.

O evento também promove debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos e, um seminário sobre o mercado audiovisual. Inclusive, neste ano, a Mostra de Cinema de Gostoso, em parceria com o BrLab, criou a 1ª edição do Gostoso Lab, laboratório par a projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento, voltado aos realizadores do Rio Grande do Norte. O Gostoso Lab foi criado com o intuito de dinamizar a produção audiovisual do estado, buscando aproximá-la de novos colaboradores que darão suporte para o enriqueci mento do processo criativo de novos projetos. Toda a programação é gratuita.

A Mostra de Gostoso mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente do evento. A curadoria do evento leva em conta a realidade local e a eficácia dos filmes em dialogar com a população. A soma destes fatores faz com que as sessões estejam sempre lotadas por um público que até então mantinha um contato distante com a produção cultural de outras regiões do país. Com esse conjunto de ações, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusão audiovisual.

6

Nov

Governos e órgãos locais se envolveram em formas de interferência pela internet na tentativa de influenciar eleições em 26 de 30 nações estudadas por uma agência de monitoramento da democracia ao longo do ano passado, que avaliou também a situação no Brasil. As informações são da agência de notícias Reuters. A Freedom House, que é financiada em parte pelo governo dos Estados Unidos, disse em seu relatório anual que a interferência eleitoral online se tornou uma "estratégia essencial" para aqueles que querem perturbar a democracia.

A desinformação e a propaganda foram as ferramentas mais populares usadas, segundo a pesquisa. "Estados e elementos partidários usaram redes sociais para disseminar teorias conspiratórias e memes enganosos, muitas vezes trabalhando em paralelo com personalidades midiáticas e figuras do empresariado simpatizantes do governo", disse. "Muitos governos estão descobrindo que, nas redes sociais, a propaganda funciona melhor do que a censura", explicou Mike Abramowitz, presidente da Freedom House.

"Autoritários e populistas de todo o globo estão explorando tanto a natureza humana quanto algoritmos de computador para conquistarem as urnas, tripudiando regras concebidas para garantir eleições livres e justas." Alguns daqueles que tentam manipular as eleições desenvolveram táticas para driblar os esforços das empresas de tecnologia para combater notícias falsas e enganosas.

No Brasil, por exemplo, o relatório afirma que o então "candidato populista de direita Jair Bolsonaro capturou a presidência depois de um período eleitoral conturbado marcado por campanhas de desinformação e violência política." Já nas Filipinas, a pesquisa revela que candidatos pagaram "microinfluenciadores" de redes sociais para divulgarem suas campanhas no Facebook, Twitter e Instagram, onde polvilharam suas preferências políticas em meio a conteúdos de cultura popular.

Ainda de acordo com o relatório da Freedom House, a desinformação online prevaleceu nos Estados Unidos na iminência de grandes eventos políticos, como as eleições de meio de mandato em 2018 e a audiência de confirmação de Brett Kavanaugh, juiz indicado à Suprema Corte. A Freedom House descobriu também um aumento no número de governos usando bots e contas falsas para moldar sorrateiramente as opiniões na internet e assediar oponentes.

Esse comportamento foi visto em 38 dos 65 países analisados. Além disso, as redes sociais estão sendo cada vez mais usadas para vigilância em massa, já que autoridades de ao menos 40 países instituíram programas avançados de monitoramento destas plataformas.

Fonte: Agência Reuters, disponível em: https://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKBN1XF221-OBRIN

5

Nov

Com o objetivo de reforçar o Tema Integrador adotado pelo colégio CEI Romualdo em 2019, ” Porque o outro sou eu: a empatia para a superação das violências”, o Programa de Formação Ético-Social, por meio da equipe de professores do projeto Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e alunos do Ensino Fundamental II realizaram na manhã desta terça-feira, 5, a ação o “Museu da Empatia”, em que os participantes eram incentivados a se colocarem no lugar do outro, por meio de dinâmicas como o calçar o sapato de outra pessoa, ler frases ditas por alguém diferente de você e ouvir histórias a partir da vivência do outro.

“Nosso objetivo foi fazer com que os alunos sentissem e refletissem sobre como a empatia pode transformar nossas relações interpessoais e inspirar mudanças de atitude para o enfrentamento de desafios como preconceito, conflitos e desigualdades” destacou a psicóloga Eveline Ribeiro, do Programa de Saúde Mental e Bem-estar na Escola, do CEI Romualdo.

A atividade que ocorreu dentro da programação do CIARTE, evento de mostra de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, e teve uma intensa visitação, com participação também dos pais e funcionários da escola.

“Usamos como reflexão a ideia de nunca julgar alguém, sem antes caminhar 1 milha com seus sapatos, proporcionando que os participantes calçassem o sapato do outro, o que poderia gerar uma situação desconfortável, sensação diferente e se imaginassem no lugar daquela pessoa, estimulando a empatia e a convivência em harmonia entre todos, apesar das diferenças que temos”, destacou Eveline.

Além do “Museu da Empatia”, a CIARTE conta com o projeto CEI Em Cena em que os alunos dos diversos níveis de ensino apresentam releituras de obras literárias com encenações teatrais.

5

Nov

Está confirmada para o próximo sábado, dia 9, em Ponta Negra, a limpeza da área de praia localizada embaixo do Morro do Careca,  um dos principais cartões postais do turismo natalense. A ação será desenvolvida pelo Movimento Sócio Ambiental Soul Ativismo, que está convidando voluntários interessados em participar da iniciativa, que é apoiado pela empresa potiguar Fio a Fio Beach.

O trabalho ambiental será realizado a partir das 07h30, se prolongando até o final da manhã. Com o objetivo de promover a educação e  sensibilização sócios ambientais, integrantes do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), vão realizar palestras e promover exposição de material ilustrativo e educativo sobre o meio ambiente. Também está previsto a realização de uma palestra sobre "Moda Sustentável". 

Após o encerramento dos trabalhos de limpeza e catação de resíduos sólidos na faixa de areia da praia, os voluntários vão participar de exercícios de Yoga. Para os participantes da ação vão ser disponibilizados  os materiais necessários para coletar os resíduos, como luvas, baldes e sacolas plásticas. De acordo com os integrantes do Soul Ativismo, é importante o uso de protetor solar, chapéu ou boné, óculos solares, ou ainda roupa com proteção UV. 

"No início dos trabalhos será oferecido aos voluntários água para manter a hidratação e frutas frescas para ajudar a dar energia. Essa ação de limpeza tem como objetivo ajudar a construir um mundo mais limpo e organizado, além de promover o diálogo e o encontro entre pessoas interessadas em transformar a atual realidade do meio ambiente do planeta, diminuindo os impactos ambientais e melhor gerindo os resíduos sólidos, orgânicos e inorgânicos, dos lugares que habitamos e frequentamos", explica Larissa Marinho, uma das coordenadoras do Movimento Soul Ativismo.

5

Nov

Com o objetivo de promover o debate sobre os desafios da empregabilidade, a Estácio promoverá o I Fórum Nacional de Carreiras. O evento acontecerá no dia 6 de novembro, no campus Estácio Centro I (Avenida Presidente Vargas), das 10h às 12h, e contará com as presenças de grandes nomes do mercado, como Alexandre Freeland (Diretor de Projetos Estratégicos na Editora Globo).

Além de Erika Tabacniks (Gerente de Customer Success na América Latina no LinkedIn); Cristiane Carvalho (Diretora de RH na Microsoft) e Yugo Motta (Gerente na Coca-Cola). O encontro será transmitido ao vivo para todos os alunos, professores, colaboradores da instituição de ensino e para o público externo, ou seja, pessoas que querem ficar antenadas sobre os temas que estão em voga.

Para assistir, os interessados deverão acessar o link: https://viz-wcs.voxeldigital.com.br/?CodTransmissao=723645 e inserir seu nome e e-mail.  “O I Fórum Nacional de Carreiras é uma proposta da Estácio para apresentar um debate e uma reflexão sobre os desafios da empregabilidade no Brasil. Destinado a todos que desejam aumentar suas chances no mercado de trabalho, sejam nossos alunos, egressos ou alunos de outras instituições”, afirma Pílade Moraes, Diretor de Parcerias, Carreiras e Sustentabilidade da Estácio.    

5

Nov

Em sua nova campanha, o The Wall Street Journal quer que o público “leia melhor”. E para incentivar essa leitura, o jornal está retirando o famoso paywall que limita número de artigos que podem ser lidos por um usuário.

A ação também é um esforço para atrair novos assinantes. Ao todo, os leitores terão 3 dias de acesso livre ao conteúdo do site do jornal – de 09 a 11 de novembro – podendo conferir um número ilimitado de artigos.

Essa é a primeira grande campanha do WSJ desde 2017, quando o jornal criou a ação “Read Ambitiously” mostrando mulheres trabalhadoras para também incentivar a leitura. Em 2015, a campanha do WSJ foi a “Make Time”, que contou com celebridades como Will.i.am, Tory Burch e Martin Sorrell, que dizem fazer questão de sempre ler o jornal.

Assim como os outros anos, a campanha é assinada pela The & Partnership. Atualmente, o WSJ conta com mais de 2,6 milhões de assinantes, tanto digitais quanto impressos, segundo dados da empresa no último trimestre.

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/116796/jornal-the-wall-street-oferece-artigos-ilimitados-para-incentivar-leitura/amp/

5

Nov

A Brasil Júnior, responsável pela Confederação das Empresas Juniores em todo o Brasil, reconhece novamente em nível nacional, as ações de Empreendedorismo promovidas pela UnP, integrante da rede Laureate, no Rio Grande do Norte. No ranking geral de Universidades Empreendedoras 2019, a Universidade Potiguar é a 3ª colocada do país entre as Instituições de Ensino Superior privadas.

Além disso, a UnP ocupa o 3º lugar no país e a 1ª colocação no Norte-Nordeste, Sul e Centro-Oeste, na categoria Cultura Empreendedora. Outra conquista também foi alcançada: o Projeto Fora da Caixa – do Centro de Excelência em Empreendedorismo (Empreende) – foi reconhecido nacionalmente na categoria boas práticas, sendo eleito o melhor Projeto de Extensão de Empreendedorismo do Brasil, nas categorias Extensão e Cultura Empreendedora.

“Essa conquista é coletiva e reflete o quão bem-sucedido tem sido o planejamento de nossas ações e impacto de nosso trabalho na vida de nossos alunos”, afirma o Coordenador do Empreende, Prof. Daniel Medeiros.

A pesquisa é realizada anualmente entre todas as Universidades do Brasil que tenham parceria e atuem com o Empreendedorismo em suas instituições. Desta forma, o levantamento gera o ranking das melhores colocadas, como também, reconhecimento de projetos que visam disseminar ainda mais o tema.

5

Nov

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou o cumprimento do cronograma de avaliações práticas monitoradas de direção veicular que acontecem durante todo este mês de novembro nas cidades do interior do Estado. No total, 27 municípios distribuídos em todas as regiões do Rio Grande do Norte estarão recebendo a visita dos examinadores do Detran para avaliar os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os municípios que receberão as equipes de examinadores do Detran são: Nova Cruz (04); Passa e Fica (05); Goianinha e São José do Mipibu (06); São Paulo do Potengi (07); Ceará Mirim e Extremoz (08); São Miguel (11); Alexandria e Caraúbas (12); Assú e Angicos (13); Alto dos Rodrigues e Macau (14); Parelhas e Acari (18); Caicó e Jardim do Seridó (19); Currais Novos e Lagoa Nova (20); Jaçanã e Santa Cruz (25); Jucurutu e Patu (26); Umarizal (27); Apodi (28); e Pau dos Ferros (29).

Os examinadores analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

De acordo com informações coletadas no setor de Estatística do Detran, em 2018 foram realizados no Estado 57.390 testes práticos de direção veicular, correspondendo a uma média mensal de 4.782 avaliações. Desse total de teste realizados durante o ano passado, cerca de 79% dos candidatos foram aprovados e 21% foram considerados inaptos.

5

Nov

A Faculdade UNINASSAU Natal, por meio da coordenação do curso de Direito, realizará a III Semana Jurídica. O evento acontece nos dias 05, 06 e 07 de novembro, no auditório da instituição, unidade localizada em Capim Macio.

Esse ano, o evento tem como tema principal “Novo Direito e sua aplicação social” e sua abertura será no dia 05 de novembro, às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN), e terá como participantes convidados os seguintes juristas: Aldo Medeiros – Presidente da OAB/RN e Emmanuel Lima - Presidente da comissão de direito digital da OAB/RN. O encerramento será com a Promotora de Justiça, Liv Severo.

Nos dias 06 e 07 de novembro, as atividades serão realizadas na unidade da UNINASSAU, a partir das 8h, com palestras, debates, oficinas e apresentações de trabalhos. De acordo com a coordenadora do curso de Direito da UNINASSAU, Ana Catarina Gurgel, o evento será uma oportunidade para que estudantes e profissionais possam se atualizar. “O evento é aberto para a população Potiguar e visa discutir temas dos diversos ramos do novo Direito”, explica.  

Para participar é necessário realizar inscrição na coordenação do curso de Direito. Outras informações sobre a Semana de Práticas Jurídicas podem ser obtidas pelo telefone (84) 3344-7833. A coordenação está localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 1514, Capim Macio.