Aqui você encontra comunicação, educação, tecnologia, mundo corporativo, entrevistas, mídias sociais e cultura

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

17

Jan

A Universidade Potiguar invade a praia de Tibau, a 40km de Mossoró no próximo domingo (19), para realizar uma manhã de diversas atividades na Praia das Emanuelas. O momento é de confraternização dos alunos, que ainda estão de férias, mas todas as atividades serão gratuitas e abertas à população.

Tibau é a residência oficial de muitos mossoroenses, que aproveitam o período de veraneio para curtir o litoral e relaxar. E para promover a saúde e bem-estar dos veranistas, o Verão UnP vai oferecer atendimentos de saúde, aula de dança, realização de jogos, distribuição de brindes e haverá ainda um momento de conscientização com os banhistas durante a realização de uma coleta de lixo na praia.

As atividades serão realizadas no domingo, dia 19 de janeiro, a partir das 9h, em frente à Barraca Louça de Barro na Praia das Emanuelas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

17

Jan

Será divulgado amanhã, 17, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para universidades públicas e privadas brasileiras e financiamento estudantil. Os estudantes que prestaram a prova na última edição podem consultar suas notas individuais na Página do Participante, disponível no Portal do Enem. Aplicada em novembro de 2019, a última edição do exame recebeu quase 4 milhões de participantes. Aqueles que realizaram a prova nesta edição mas que ainda não concluíram o ensino médio, os chamados “treineiros”, poderão consultar suas notas e o espelho de redação a partir de março deste ano.

Ao de conferir a nota, o aluno também terá acesso ao seu número de inscrição, fundamental para participar de programas como, por exemplo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado para o ingresso em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que destina vagas às instituições privadas. Além desses dois programas, a nota do exame também pode ser aplicada para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o ingresso direto em instituições particulares de ensino superior e em faculdades portuguesas. 

Programas 

As inscrições para primeira edição de 2020 do Sisu estarão abertas entre os dias 21 e 24 de janeiro. As notas de corte -  nota mínima necessária para aprovação na vaga pleiteada – serão divulgadas a partir do dia 22 do mesmo mês. O resultado final está previsto para ser lançado a partir do 28 de janeiro. Os interessados em participar devem inscrever-se no site oficial do Sisu, disponível neste endereço eletrônico.

Além do Sisu, outra opção para quem deseja ingressar no ensino superior é o ProUni. As inscrições para este programa iniciam-se no dia 28 de janeiro e seguem aberta até o dia 31 do mesmo mês, e deverão ser realizadas no site oficial do programa. A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para o dia 4 de fevereiro. Por último, as inscrições para o Fies poderão ser realizadas entre os dias 5 e 12 de fevereiro.

17

Jan

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa conquistou o Prêmio Traveller Review Awards 2020, programa realizado anualmente pelo site de buscas e reservas de hospedagens Booking.com, que tem como objetivo reconhecer os hotéis mais bem avaliados nas notas deixadas por viajantes após sua estadia ou experiência.

O Barreira Roxa recebeu cerca de 279 avaliações, que estabeleceram a nota média de 9,2, incluindo o hotel na categoria “Fantástico”. Essa pontuação o colocou com melhor nota entre os hotéis instalados na Via Costeira, principal corredor turístico da capital potiguar.

“Essa nota é fruto de um trabalho feito com dedicação, zelo e profissionalismo por toda nossa equipe. Ficamos todos muito felizes com o reconhecimento e cada vez mais motivados a oferecer um atendimento de excelência aos nossos hóspedes e visitantes”, afirma o gerente do hotel, Celso Paiva.

Administrado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, o Hotel-Escola Barreira Roxa foi reinaugurado em 2019, entregando a sociedade potiguar um complexo que surge como um verdadeiro ícone do turismo local. O hotel pode acomodar até 150 leitos e dispõe de salão de jogos, academia de ginástica, espaço infantil, baby copa e área de lazer. A estrutura ainda oferece o Restaurante Navarro, Bar Teófilo, Café Dorian Gray e o Centro de Eventos João Dinarte Patriota, espaços abertos ao público e que se destacam pelos cardápios e decoração que privilegiam a cultura local.

Além da estrutura moderna, o Hotel-Escola se destaca pelo alto nível de excelência desempenhado pela equipe de profissionais, em grande parte formada no Centro de Educação Profissional Barreira Roxa. Instalada no complexo, a escola dispõe de uma estrutura moderna e que atende as exigências do mercado com cozinhas pedagógicas, laboratórios, salas de aula e biblioteca.

“A premiação do Booking ratifica o trabalho executado pelo Sistema Fecomércio RN, através do Senac, na formação dos alunos da Escola Barreira Roxa, que permite a experiência prática do aprendizado no cenário real de um hotel que oferece serviços de excelência”, disse o gerente.

17

Jan

Em 2019, foram registrados 208 ataques a veículos de comunicação e a jornalistas, um aumento de 54,07% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 135 ocorrências, de acordo com o relatório Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, divulgado na última quinta-feira (16) pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Dados do relatório mostram que, em 2019, houve dois assassinatos, 28 casos de ameaças ou intimidações, 20 agressões verbais, 15 agressões físicas, dez casos de censura e outros de impedimentos ao exercício profissional.

O relatório destacou o assassinato dos jornalistas Robson Giorno e Romário da Silva Barros, ambos com atuação em Maricá (RJ). Ainda foi assassinado outro membro da área de comunicação, o radialista Claudemir Nunes, que atuava numa rádio comunitária em Santa Cruz de Capiberibe (PE). Em 2018, foram quatro radialistas mortos em razão de suas atividades.

A federação informa ainda que diminuiu o número de casos de agressões físicas, tipo de violência mais comum até 2018. Em 2019, foram 15 casos que vitimaram 20 profissionais, segundo o relatório.

De acordo com a Fenaj, os políticos foram os principais autores de ataques a veículos de comunicação e jornalistas. O relatório registra 144 ocorrências (69,23% do total), a maioria delas tentativas de descredibilização da imprensa (114). Segundo o levantamento, o presidente Jair Bolsonaro foi o autor de 121 ataques em 2019, o equivalente a 58,17% do total de casos registrados no ano (208).

Regiões

O Sudeste é a região brasileira em que mais ocorreram casos de violência direta contra jornalistas, seguindo tendência registrada nos últimos seis anos. Em 2019, foram 44 ocorrências na região, representando 46,81% do total de 94 agressões, de acordo com o relatório. O estado de São Paulo foi o mais violento com 19 casos (20,21% do total), seguido do Rio de Janeiro (12), Espírito Santo (sete) e de Minas Gerais (seis).

A Região Centro-Oeste passou à condição de segunda mais violenta, com 18 casos, a maioria no Distrito Federal (13), seguido de Mato Grosso (quatro) e Mato Grosso do Sul (um).

No Sul do país, foram 15 casos de agressões. O Paraná foi o estado com maior número (oito), seguido do Rio Grande do Sul (cinco) e Santa Catarina (dois).

No Nordeste, foram 11 casos de agressões, sendo o Ceará o mais violento para a categoria, com sete ocorrências, seguido de Alagoas (dois), Bahia e Pernambuco, com um caso cada.

A Região Norte teve o menor número de casos de violência. Em 2019, foram seis ocorrências. No Amazonas e em Rondônia, foram dois casos em cada, e, no Pará e no Tocantins, um caso em cada.

Com informações da Agência Brasil

17

Jan

O ano de 2019 foi muito importante para o TikTok. De acordo com a empresa de dados Sensor Tower, o aplicativo chinês teve mais de 700 milhões de downloads em todo o mundo, sendo o segundo app mais baixado do ano. Com esses números, ele superou o Facebook (pouco menos de 700 milhões de downloads) e o Facebook Messenger (pouco mais de 700 milhões de downloads).

O campeão imbatível continua sendo o WhatsApp, com mais de 850 milhões de downloads e um crescimento de 39% no último trimestre do ano, impulsionado por sua popularidade na Índia. O país tamém foi, em parte, responsável pelo crescimento do TikTok, já que de acordo com a Sense Tower, 45% dos usuários que o baixaram pela primeira vez vieram de lá.

Disponível para Android e iPhone, o TikTok permite que o usuário grave um vídeo com duração entre 15 e 60 segundos, e depois faça algumas edições, incluindo a adição de dublagens de músicas famosas e mais. O aplicativo foi baixado mais de 1,5 bilhão de vezes e pertence à empresa chinesa ByteDance, atualmente a startup mais valiosa do mundo.

Recentemente, a ByteDance tem sido acusada pelo governo dos Estados Unidos de ser uma ameaça à privacidade, segurança e liberdade de expressão dos usuários. Um processo de ação coletiva proposto na Califórnia alega que o aplicativo está coletando ilegalmente e secretamente dados de usuários pessoalmente identificáveis ​​e enviando-os para a China.

Essas suspeitas levaram o aplicativo a ser proibido pelo Exército dos EUA em telefones do governo, seguindo orientação do Pentágono.

Fonte: Olhar Digital, disponível em: https://olhardigital.com.br/noticia/tiktok-foi-o-segundo-aplicativo-mais-baixado-em-2019/95486

17

Jan

Que as redes sociais estão cada vez mais preocupadas com a saúde mental dos seus usuários, não é mais segredo. Basta lembrar da iniciativa do Instagram, ainda no ano passado, em remover os likes do app, quando usado via smartphone.

Agora, em pleno Janeiro Branco (o que vem a calhar, inclusive), viraliza na mesma rede um post de Matheus Florencio (@florencioteus) sobre uma iniciativa (bem pouco conhecida, de 2017) do Instagram para lidar com os primeiros sinais de depressão e ansiedade em seus usuários. O que é um tema sério e importante, inclusive porque o suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública. Ele é responsável por tirar a vida de uma pessoa por hora no Brasil, no mesmo período em que outras três tentam se matar.

Quando um usuário acessa o buscador do Instagram e procura por palavras como #ansiedade ou #depressao, alguns segundos depois de clicar no resultado da busca, aparece a seguinte mensagem de apoio: "Podemos ajudar? Publicações com as palavras ou tags que você está procurando muitas vezes incentivam um comportamento que pode fazer mal a uma pessoa e até levá-la à morte. Se você está passando por uma situação difícil, gostaríamos de ajudar."

A partir disso, o usuário tem as seguintes opções: obter apoio; ver publicações mesmo assim; cancelar. Clicando na alternativa para receber ajuda, a pessoa é encaminhado para uma página da web, chamada Help, sob o domínio do Instagram. Ali, está listada uma série de instruções para encontrar reconforto, como "Fale com um amigo" ou ainda "Falar com um voluntário da linha de apoio".

No caso do individuo, ao preferir a conversa com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), ele não necessariamente precisa manter esse contato via chamada telefônica. Sentindo-se inseguro em conversar por telefone com algum membro do CVV, ele pode iniciar um bate-papo online ou ainda escrever um e-mail, que será respondido.

Outra opção é o usuário escolher falar com um amigo pessoal. Para essas circunstâncias, o Instagram explica que "se estiver com dúvida sobre o que falar, talvez você possa dizer algo como: 'Estou passando por um momento difícil e gostaria de conversar com você sobre isso. Se não tiver problema, por favor, me avise'". A ideia, então, é que se inicie um contato com alguém em que se confia, como um melhor amigo ou um parente.

Sabendo que, por mais difícil que seja enfrentar essa situação, a saída depende muito do usuário. Por isso, o Instagram também compartilha sugestões de como se ajudar, divididas em três grupos: procure se acalmar em meio a uma crise; mude de ares; cuide-se. Já as dicas são bons conselhos, como "Saia para caminhar, correr ou andar de bicicleta", "vá para o seu parque ou local favorito" ou "Não tome nenhuma decisão importante por 24 horas".

Outros usuários também podem realizar denúncias anônimas para ajudar pessoas em momento de dificuldade. Caso veja alguém precisando de ajuda durante uma transmissão ao vivo, por exemplo, a pessoa pode fazer uma denúncia anônima. Nesse caso, quem está gravando o vídeo verá uma mensagem oferecendo ajuda com opções para conversar com uma linha de apoio, falar com um amigo ou obter outras dicas e apoio — com o mesmo conteúdo já mencionado. Além disso, há opção de bloquear determinadas palavras na caixa de comentários.

Vale avisar que o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. Isso pode ser feito diretamente pelo número 188. Essa linha começou a funcionar no Rio Grande do Sul, desde 2015, e no ano de 2018 chegou a todos os estados brasileiros.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/instagram-ajuda-depressao-e-ansiedade-159170/

 

16

Jan

Uma comitiva do Rio Grande do Norte, formada por um grupo de 15 empresários e empreendedores do estado, marcou presença na 111ª edição do maior evento de varejo do mundo. Com apoio do Sebrae-RN, a missão conheceu os cases e participou de reuniões na NRF Retail's Big Show, realizada de 11 a 14 de janeiro, em Nova Iorque (EUA). 

Além disso, realizou visitas técnicas em 20 empresas inovadoras de Nova Iorque e apresentará tudo num evento exclusivo no dia 30 de janeiro, no Hotel Barreira Roxa, em Natal. As inscrições para a Curadoria POS NRF 2020, inclusive, já podem ser feitas pelo link: https://forumnegocios.kpages.online/posnrf2020

"Voltamos com uma bagagem de conhecimento importante e uma curadoria inédita. Temos muito conteúdo transformador para repassar aos segmentos do varejo e de serviços. Agradeço ao nosso curador Fred Alecrim e ao SEBRAE por acreditarem na proposta e incentivar o intercâmbio ", comenta o jornalista Jean Valério, CEO do Fórum Negócios.

No próximo dia 30 de janeiro, os principais destaques da NRF Retail's Big Show serão divulgados para o público potiguar, no Hotel Barreira Roxa, a partir das 18h. "O evento Curadoria de Tendências Pós-NRF tem a missão de democratizar os principais aprendizados obtidos durante a NRF Retail’s Big Show, ao público nordestino, em especial do Rio Grande do Norte. A preocupação nossa é levar o conhecimento e ideias de ferramentas práticas para que os empresários implementem nos seus negócios", destaca Fred Alecrim, palestrante com experiência nas missões empresariais para a NRF.

Um time de especialistas, comandado por Fred vai apresentar aos participantes, em primeira mão, insights e tendências absorvidos nas visitas técnicas e na NRF, sugerindo ajustes à realidade do mercado brasileiro. Todas as tendências absorvidas direto dos CEOs de empresas como Starbucks, Amazon, Microsoft, Under Armour, Beat Buy, entre outros, serão apresentadas no Curadoria POS NRF 2020 (dia 30 de janeiro no hotel Barreira Roxa), que conta com apoio e parceria do SEBRAE-RN, CDL Natal, Fecomércio, SENAC. 

16

Jan

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região e as Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte alcançaram a marca de 100% digital. Agora, todos os processos que tramitam no âmbito da Justiça do Trabalho da 21ª Região estão no sistema PJe, gerando economia de papel, de insumos, de tempo de tramitação, além de maior segurança e sustentabilidade.

A marca é resultado do empenho dos servidores e magistrados que participaram de mutirões para migrar os últimos processos físicos em tramitação nas unidades judiciárias para o digital e, assim, cumpriram determinação da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (TST). “Ficamos muito contentes que o nosso Tribunal tenha sido um dos poucos que conseguiu cumprir a meta designada pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho no sentido de não existir mais processo em papel”, disse o presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano Duarte Neto.

De acordo com dados da Corregedoria do TST, em novembro de 2019, havia no 1ª grau da 21ª Região 543 processos físicos e 33 processos no 2º grau. Dessa forma, foi realizada uma mobilização, entre novembro e dezembro, que garantiu ao TRT-RN a migração de todos os processos pendentes para o sistema Pje. “Então não há mais qualquer processo, nem mesmo os antigos, que ainda estejam no papel. É um passo importante dentro do aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte”, garantiu o presidente Bento Herculano. Com o feito, o TRT-RN receberá da Corregedoria Geral do TST o selo “100% PJe”.

16

Jan

As mudanças climáticas vem afetando o clima do mundo não é de hoje. Recentemente, os principais países do mundo assinaram o Acordo de Paris, tentando reduzir a emissão de gases estufa a partir de 2020 e readequar seus modelos de desenvolvimento para um modelo mais sustentável.

Apesar desse esforço, a situação continua piorando. Como reporta a Reuters, a Organização Meteorológica Mundial afirma que, dentro de seu registro, só houve um ano mais quente do que 2019, que foi 2016. A organização utiliza dados próprios e também de fontes como a NASA e o UK Met Office, que é a organização meteorológica do Reino Unido.

A temperatura média global foi de 1.1 Cº. “A Austrália teve seu ano mais quente e seco em 2019, o que explica o cenário atual de incêndios devastadores na região, que afetam a população e prejudicam ecossistemas e todo o meio-ambiente”, afirma Pettery Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial.

As previsões são desanimadoras. O ano de 2020 e as próximas décadas devem ser tão intensos quanto 2019 ou ainda piores, principalmente pelo acúmulo de gases na atmosfera. Anteriormente, o ano mais quente havia sido 2016, muito por conta pelo El Nino, fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um superaquecimento das águas do Oceano Pacífico.

Fonte: B9, disponível em: https://www.b9.com.br/119862/organizacao-meteorologica-mundial-2019-segundo-ano-mais-quente-ja-registrado/

16

Jan

O Senac RN está com matrículas abertas para os cursos de Idiomas em Natal, Macaíba, Assú e Mossoró. Interessados podem realizar matrícula de forma presencial, em qualquer uma das unidades da instituição no estado. As vagas são para o primeiro semestre de 2020, com aulas previstas para iniciarem em 10 de fevereiro. Estão sendo oferecidas turmas em diferentes níveis para cinco idiomas: Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês.

Para as pessoas que já possuem conhecimento do idioma desejado, o Senac realiza testes de nivelamento. Os testes estarão disponíveis para agendamento a partir do dia 20 de janeiro de 2020, por meio do site www.nivelamento.rn.senac.br. As provas serão realizadas no período de 03 a 06 de fevereiro.

Há 20 anos ofertando cursos de idiomas no Rio Grande do Norte, o Senac é referência neste segmento, aplicando uma metodologia que privilegia a compreensão e expressão oral e escrita em um contexto real. A instituição se destaca por oferecer aos seus alunos opções de turmas com carga horária diferenciada, instrutores certificados internacionalmente e que estão em sintonia com as atuais exigências de mercado.

“No mundo globalizado em que vivemos, com constantes inovações tecnológicas, ser fluente em outro idioma passou a ser um pré-requisito. Há 20 anos, o Senac entende essa realidade e se dedica para oferecer cursos de idiomas que se adequam às exigências do mercado atual e do futuro”, afirma o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

Informações detalhadas sobre os níveis ofertados, valores e descontos, podem ser obtidas através do telefone (84) 4005-1000.