Comunicação, educação e tecnologia

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

8

Nov

O Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGG/UFRN) divulga a abertura dos processos seletivos para os cursos de mestrado e doutorado. O processo é destinado a alunos regulares, ingressando no período letivo 2020.1. 

As seleções são regidas pelas normas constantes nos Editais, pelas disposições específicas contidas na resolução 197/2013-CONSEPE de 10/12/2013 e pelo Regimento Interno do PPGG (disponíveis no endereço eletrônico www.posgraduacao.ufrn.br/PPGG). Inscrições para o Mestrado irão do dia 31/10/2019 a 17/11/2019 e para o Doutorado de 31/10/2019 a 19/11/2019. Para maiores informações acesse sigaa.ufrn.br >> Pós-Graduação Stricto Sensu >> Processos seletivos.

8

Nov

O YouTube lançou nesta quinta-feira (7) seu novo design com novos meios de navegação, tanto para desktop quanto para aplicativos no Android e no iOS. De acordo com plataforma, a intenção é tornar mais fácil a visualização e a busca do conteúdo na página inicial.

A primeira grande mudança é o tamanho dos títulos e das prévias, que agora estão maiores. Além de mais espaço, as sugestões ganham também ícones, para facilitar a identificação dos canais que publicaram aquele vídeo em destaque.

Uma nova ferramenta é a possibilidade de “Adicionar à fila” com um ícone na própria prévia. Antes, era possível somente agendar para “Assistir mais tarde”. Assim, você pode selecionar uma lista em sequência para ver tudo de uma só vez.

Outra novidade é a possibilidade de descartar certas recomendações de uma maneira mais intuitiva, principalmente em tablets e smartphones. Agora é só selecionar os três pontinhos no canto do título e escolher “Não recomendar esse canal”.

Para finalizar, o YouTube afirmou que em breve vai disponibilizar também um recurso que permite selecionar os tópicos favoritos e customizar a Home a partir dessa seleção. As mudanças já começaram a ser distribuídas e devem chegar para todos nos próximos dias.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/youtube-de-cara-nova-design-repaginado-traz-tambem-novos-recursos-154735/

8

Nov

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está reforçando junto aos usuários a dispensabilidade de atravessadores para que o cidadão seja atendido nas suas demandas junto às coordenadorias de Registro de Condutores, de Veículos e na Coordenadoria Médica. O plano do Detran é também de alertar aos cidadãos que fazem uso de terceiros para efetivar serviços, que não esqueçam de verificar se aquele profissional é credenciado pelo Detran para atuar como despachante.

O coordenador de Habilitação do Detran, Jonas Godeiro, explicou que o órgão vem facilitando e agilizando cada vez mais os processos de atendimento ao usuário. Dessa maneira, fica bem mais simples e rápido que o próprio cidadão venha ao Detran e solicite seu serviço diretamente ao setor competente.

Outro ponto lembrado pelo coordenador é que vários serviços de competência do Departamento podem ser solicitados via internet, pelo site do Detran, ou mesmo pelo aplicativo para smartphone, “Detran RN”.

No caso de Habilitação de Condutores, há diversos serviços já disponíveis ao cidadão pelo sistema online do Órgão, a exemplo de agendamento de teste prático de direção veicular, solicitação de segunda via de CNH, renovação de CNH, pedido de Permissão Internacional para Dirigir (PID), CNH Digital, além de outros tipos de abertura de processos onde, inclusive, o usuário pode gerar o boleto de pagamento, pagar e chegar ao Detran com essa etapa do serviço já concluída.

O coordenador de Registro de Veículos do Detran, Carlos Silvestre, lembrou que em último caso o cidadão pode constituir procuradores para atuar por terceiros. Essa situação é de duas naturezas, sendo uma pessoa física qualquer, onde o interessado deve constituir uma procuração pública se dirigindo ao Detran e especificando o serviço autorizado. “Já no outro caso, é quando for um advogado ou despachante credenciado, que a procuração pode ser particular”, completou.

No uso de terceiro que se apresenta como despachante é importante que o cidadão verifique a veracidade da informação conferindo os dados no sistema do Detran por meio do link: Despachantes Credenciados.

8

Nov

O I Workshop de Inovação em Saúde de Parnamirim (Workinovas) vai trazer para os potiguares no final deste mês de novembro. Serão três dias - 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro – de palestras, mesas redondas, conferências, minicursos e oficinas na Vila Feliz, localizada em Pium, distrito de Parnamirim/RN.

O evento é voltado para empreendedores, estudantes e profissionais das áreas de saúde e tecnologia, que terão no Workinovas uma experiência de imersão no cen&aacu te;rio futuro de um sistema de saúde aliado a novos conhecimentos tecnológicos. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pela plataforma Outgo, com valores diferenciados para estudantes.

Serão discutidos temas como práticas integrativas, direito ambiental e biopirataria, fitoterapia e prescrições fitoterápicas, tecnologia de fármacos, acupuntura, hipnose, farmácia viva, inovação, empreendedorismo, saúde pública, clínica médica, e nsino e pesquisa em saúde.

Também estão previstas apresentações culturais para os três dias de evento. Além da programação no auditório, que necessita de inscrição prévia, atividades gratuitas e de utilidade pública serão realizadas no complexo. A programação completa está disponível no site www.workinovas.com.br.

8

Nov

Histórias de sucesso compartilhadas. Essa é a proposta do Febracis Talk, evento que acontecerá na sede da instituição, localizada na Av. Dão Silveira, 3860, loja 03 – Candelária, na próxima segunda-feira (11), a partir das 19h. Aberto ao público que deseja se encontrar no mercado de trabalho e se destacar na carreira ou em seus negócios por meio da metodologia do Coaching Integral Sistêmico (CIS). A entrada para o evento é a doação de itens de higiene pessoal, que serão doados ao Lar da Vovozinha. Como opção de doação, estão shampoo, hidratante e fralda geriátrica.

O Febracis Talk terá a mediação de Hilton Alencar, Master Coach e palestrante, além de diretor da Febracis Natal, e terá a presença da influenciadora digital Luciana Dantas, da psicóloga Renata Regis, do engenheiro Pedro Paulo, da nutricionista Laíse Trindade e do contador e empresário Sergio Rodrigues. Num bate-papo interativo e com muita informação, os convidados apresentarão ao público como a metodologia CIS foi importante para alavancarem seus negócios, encontrarem o sucesso profissional e como suas vidas foram transformadas.

7

Nov

Desde novembro de 2018, o Sistema de Agendamento de Videoconferência (Simav), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) do Tribunal de Justiça do RN recebeu 64 solicitações de audiências, das quais 63 receberam a aprovação da Corregedoria Geral Justiça (CGJ). O número é resultado concreto da implantação de uma rede de comunicação pela Justiça nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte com o objetivo de viabilizar as audiências criminais e acelerar os processos de pessoas que estão cumprindo pena em estabelecimentos prisionais.

Atualmente, as videoconferências são realizadas no Complexo Penal Doutor João Chaves, na Cadeia Pública de Natal e na Penitenciaria Estadual de Parnamirim (PEP). Também estão instaladas na Penitenciária de Alcaçuz; no Presídio Rogério Coutinho Madruga e na Cadeia Pública de Ceará-Mirim.

O juiz corregedor Fábio Ataíde destaca que uma das vantagens que a ferramenta tecnológica traz é dispensar o transporte físico de presos para audiências. Isto porque o procedimento gera uma série de despesas e inconvenientes para o Poder Judiciário, que vão desde a segurança do pessoal envolvido, ao atraso processual e dificuldades com transmissão de informações entre as comarcas.

“Assim, a videoconferência se tornou uma ferramenta que vem auxiliar a logística das audiências criminais, gerando economia com transporte de presos, permitindo uma utilização mais eficaz do processo judicial eletrônico nos tribunais”, explica Fábio Ataíde, que é o juiz auxiliar da CGJ encarregado de acompanhar o sistema penitenciário no Rio Grande do Norte.

Gerânio Gomes, secretário de Tecnologia da Informação do TJRN, explica que, atualmente, o procedimento acontece quando a unidade judiciária solicita um agendamento para videoconferência diretamente no sistema Simav. O passo seguinte é a aprovação da solicitação pela Corregedoria, via SIMAV, pelo Grupo de Apoio às Execuções Penais da Corregedoria Geral do RN (GEAP). Após a aprovação, a área de TI do Tribunal de Justiça faz a programação de suporte técnico e montagem dos equipamentos (computador, link e câmera).

Implantação

Tido como prioridade nos tribunais de todos os estados do Brasil, o esforço para conseguir implantar o serviço no TJRN vem desde o ano de 2015. De início, o sistema de videoconferências foi implantado em nível interno nas unidades do Tribunal, e depois foi sendo ampliado para as unidades do sistema prisional do Estado do RN.

Em 2016, o Tribunal de Justiça e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania firmaram termo de cooperação para a implantação da videoconferência de forma piloto na Comarca de Nísia Floresta, com previsão de ser expandido para as Varas Criminais da Comarca de Natal. Contudo, por uma série de dificuldades estruturais em nível governamental as ações previstas não foram expandidas naquele momento.

Em abril de 2019, o TJRN, com recursos próprios, doou ao Governo do Estado equipamentos de videoconferência para utilização nas penitenciárias potiguares. Tudo como forma de contribuir para que se imprima maior agilidade na realização de audiências com presos, contribuindo para a melhoria da gestão do sistema prisional do Rio Grande do Norte.

7

Nov

Por meio da Secretaria de Estado da Administração, o Governo do RN promove na próxima semana, entre 12 e 14 de novembro, o 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN). Neste ano, a temática central do evento é “Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas”. A solenidade de abertura, com a participação da governadora Fátima Bezerra, está marcada para às 15h da terça-feira (12), na Escola de Governo.

A programação do 13º Congesp abrange conferências, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos acerca de assuntos inerentes à área da gestão pública. A conferência magna será proferida pela economista pernambucana Tânia Bacelar, eleita Personalidade Econômica do Ano 2018 pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).

Outros palestrantes confirmados no evento são a consultora Inês Magalhães, que foi secretária nacional de Habitação e Ministra das Cidades entre 2003 e 2016; o juiz federal Marco Bruno Miranda; o procurador de justiça, Eudo Rodrigues Leite; a doutora em Ciências Sociais na área de Sociologia Econômica, Florência Ferrer, especialista na área de Compras Governamentais; a doutora em Ciências Econômicas, Maria do Livramento Miranda; o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, João Mendes; a diretora-geral da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, em Minas Gerais, Maria Isabel Araújo; o especialista em Psicologia Organizacional e Mestre em Ciência Política, Ruy Mattos; o economista Marco Aurélio Costa, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea; e o secretário de Gestão de Projetos do RN, Fernando Mineiro.

O consultor, mentor, professor, coach e conferencista internacional, Marcos Braun, é quem vai encerrar o evento, com a palestra “As competências essenciais do Gestor Público no atual contexto de mudanças". A programação completa com todos os palestrantes pode ser conferida no site www.congesp.rn.gov.br.

O Congesp é reconhecido como um dos mais consolidados eventos da área de Gestão Pública no Brasil, tendo edições realizadas em todos os anos desde 2007 e causando grande repercussão entre os que fazem ou estudam a administração pública. Por meio dos debates suscitados no evento, o Governo visa descobrir alternativas que aumentem a produtividade das organizações públicas e empresas estatais; além de fomentar a integração dos profissionais da gestão pública. Confira a programação:

12 de novembro de 2019

15h – Solenidade de Abertura

16h – Conferência “Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas” - Tânia Bacelar

13 de novembro de 2019

08h30 – Palestra “Gestão de Pessoas e os desafios para a Gestão Pública” – Demétrius Marques (UERN)

09h30 – Mesa-redonda “Consórcio do Nordeste” – Maria do Livramento (UFRN), Marco Aurélio Costa (IPEA), Fernando Mineiro (Segri/RN)

11h – Palestra “Política Habitacional no contexto do Desenvolvimento Regional” – Inês Magalhães

14h às 18h – Palestras e painéis em oito salas simultâneas

14 de novembro de 2019

9h – Talk-show “Gestão Pública – Desafios e perspectivas” - Arlete Duarte (UFRN), Maria Isabel Araújo (Fundação João Pinheiro/MG), Wellington Ferreira (UFCG)

10h30 – Conferência “As competências essenciais do Gestor Público

no atual contexto de mudanças" - Marcos Braun

7

Nov

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, participa de mais uma edição de Fórum Negócios, evento que será realizado nos próximos dias 08 e 09 de novembro, na Arena das Dunas, com a proposta de colocar em pauta temas ligados ao empreendedorismo, tais como: economia; liderança; gestão; marketing digital; vendas; inovação e tecnologia.

Paralelo a programação do Fórum, os participantes poderão conhecer o Laboratório Senac Microsoft Smartlab, sala multidisciplinar, pioneira no estado, que tem possibilitado a implementação de estratégias didáticas inovadoras nos cursos oferecidos pelo Senac. Neste espaço, os visitantes poderão manusear diversos equipamentos tecnológicos, como óculos e binóculos de realidade virtual; tablets para experiências com realidade aumentada; drones e câmera 360.

Com presença de público estimado em 5 mil pessoas por dia, o Fórum de Negócios reunirá empresários, empreendedores, formadores de opinião e público interessado na temática proposta. Serão mais de 20 palestrantes e mentores de renome nacional, entre eles, Augusto Cury, Thiago Nigro, Rodrigo Cardoso, Rogério Marinho, Edgar Ueda, Geraldo Rufino, Bem Zruel, Fenando Godoy, João Kepler, Conrado Adolfo, Leila Navarro, Fred Alecrim e Silvia Patriani. Serão 30 horas de conteúdo, contemplando ainda a exposição de 45 empresas e 36 rodadas de negócios.

7

Nov

O Brasil caiu no Ranking da Liberdade da Internet 2019, divulgado pela organização internacional Freedom of the House. O país foi avaliado na edição de 2019 com índice 64 (considerando uma escala de 0 a 100), contra 69 em 2018. Com o desempenho, a nação ficou na categoria de “parcialmente livre” em relação à rede mundial de computadores.

A queda da nota incluiu o país entre os que mais retrocederam em relação a 2018, juntamente com Sudão, Kazaquistão, Bangladesh e Zimbábue. Esses países foram identificados como locais onde houve ações coordenadas para influenciar eleições e processos políticos nos últimos anos, como também Estados Unidos, Egito e Tailândia. “Atores não identificados realizaram ciberataques contra jornalistas, entidades governamentais, usuários engajados, com a manipulação das redes sociais alcançando novo patamar”, pontua o relatório.

A pesquisa mede diversos aspectos. Um deles são os obstáculos ao acesso à internet, cujo índice de pessoas conectadas em 70% foi considerado insuficiente em comparação com médias de nações da América do Norte, da Europa e da América Latina. O estudo cita políticas públicas, como o programa do governo federal Internet para Todos, mas aponta problemas, como as desigualdades no acesso à rede entre ricos e pobres.

Também foram analisadas as limitações à circulação de conteúdos. A pesquisa não identificou atuação de autoridades para bloquear mensagens, mas mapeou iniciativas tanto de políticos para derrubar conteúdos (500 pedidos nas eleições de 2018 segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji) quanto das próprias plataformas digitais, que removeram publicações alegando estarem ferindo seus termos e serviços.

A investigação avaliou também violações dos direitos dos usuários. Os autores destacaram a importância do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965) como arcabouço de proteção dos internautas, mas apontaram diversas tentativas de regulação que ameaçam garantias dos cidadãos, como projetos de lei para criminalizar quem compartilha fake news e com restrições à discussão online sob o argumento de “combate ao terrorismo”. Por outro lado, o documento celebra a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709 de 2018) como uma conquista.

Situação global

Entre as 65 nações analisadas pelo estudo, 20% foram consideradas “livres”, 32% “parcialmente livres” e 35% “não livres”. No total, 33 países tiveram quedas em suas notas, enquanto 16 melhoraram no índice. No topo estão Islândia, Estônia, Canadá, Alemanha e Austrália. As piores colocações foram de China, Irã, Síria, Cuba e Vietnã.

Nações como Rússia e China foram apontadas pelo estudo como promotoras de ciberataques visando influenciar processos democráticos em outros países. No primeiro caso, ações russas teriam mirado a eleição na Ucrânia.

Contudo, a maioria das ações de interferência em processos eleitorais ocorre majoritariamente por forças políticas internas. Essas iniciativas se deram de três formas: medidas informacionais, com disseminação de mensagens favorecendo governos ou partidos; medidas técnicas, como restrição a veículos online e censuras; e medidas legais, como punição de oponentes.

7

Nov

Na tarde deste sábado (09), ocorrerá em Natal, uma reunião de corais da cidade que cantam para os males espantar e o bem atrair. CANTORIA é o nome dado a este Festival de Música beneficente, que já está na sua segunda edição, em prol de arrecadar recursos para a construção da sede da Associação Rio-grandense Pró-Idosos (ARPI) -  instituição que há 30 anos se faz presente no cuidado com idosos do Rio Grande do Norte.

O CANTORIA ocorrerá a partir das 17horas, no auditório do IFRN, campus Central, em frente ao shopping Midway Mall. Além de corais, o evento contará  com a presença de grandes artistas como Carlos Zens, Leão Neto entre outros. "Só quem trabalha com idosos sabe da importância de ações como esta do CANTORIA. Além do valor dos ingressos, os associados da Arpi se sentem vistos pela sociedade civil organizada que, além de se divertir, ainda ajuda a construir nossa primeira sede, depois de 30 anos de atuação. Isso é um sonho para todos nós, ” agradeceu emocionada  a fundadora da Arpi Nazilda Dutra.

O evento é organizado pelo Maestro Fabio Cruz que trabalha há 20 anos com o Coral Rouxinol, da Arpi, e abraçou a causa da construção da sede própria junto à rede Eu Sou Do Amor, uma entidade criada em 2017, com o intuito de reunir pessoas e empresas para a realização de ações em prol da comunidade potiguar. Se você se sentiu tocada a apoiar essa nobre causa, os  ingressos estão  à venda nas Lojas Arte Musical, do Via Direta e Cidade Alta. Para outras  informações (84) 998427073