Comunicação, educação e tecnologia

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

11

Nov

A necessidade de garantir a segurança familiar e profissional tem levado cada vez mais pessoas a investirem em proteção pessoal, sem perder de vista a alta performance e um maior nível de exigência na qualidade dos serviços e materiais. É nesse contexto que Natal passa a contar, a partir deste mês, com a melhor tecnologia disponível para blindagem automotiva. A Exotic Blindados inicia suas atividades trazendo a expertise das melhores blindadoras de São Paulo, com 20 anos no mercado e mais de 5 mil carros blindados, alto padrão de qualidade e acabamento impecável.

“Há uma necessidade cada vez maior das pessoas investirem em segurança. Com isso, a blindagem passou a ser vista como uma garantia de maior tranquilidade para a família. Por outro lado, questões que preocupavam quem pretendia investir em blindagem - como a desvalorização e depreciação do veículo -  hoje ficaram para trás, diante da tecnologia oferecida”, afirma Rodrigo Nahas, diretor de produção da Exotic.



Para se ter ideia, somente nos primeiros quatro meses de 2019, Natal teve 2.300 veículos alvo de bandidos, sendo uma média de 19 carros roubados ou furtados por dia, de acordo com a Delegacia de Defesa e Propriedade de Veículos. O carro blindado protege o motorista e os passageiros de uma eventual troca de tiros, de uma ação mais violenta por parte dos bandidos.

Mais resistência e menor peso

A Exotic Blindados trabalha com a Blindagem Nível III A, que é a maior resistência autorizada pelo Exército para o uso civil. “Nosso diferencial é a tecnologia dos produtos como os vidros, que são mais leves. A nossa blindagem é 95% em manta balística de Aramida impermeável, o mesmo material utilizado em coletes à prova de balas, e é feita sob medida”, explica Rodrigo. Ele complementa, explicando que a manta apresenta mais resistência do que outros compostos do mercado e o vidro utilizado pela Exotic é 20% mais leve do que os vidros convencionais. Com isso, a Exotic já nasce tornando-se referência para os mercados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Além da blindagem de carros dos mais variados modelos, a Exotic oferece o serviço de manutenção de veículos blindados com qualquer tecnologia, garantindo a segurança e a valorização do carro. A revisão de blindagem visa avaliar pontos estratégicos do veículos – como vidros, portas, amortecedores – e, se necessário, realizar ajustes fundamentais para o prolongamento da vida útil do veículo e da blindagem.  “Além de garantir a efetividade da blindagem”, explica Rodrigo.

11

Nov

Estudantes do curso de Medicina e dos programas de pós-graduação da UERN foram premiados no XXV Seminário de Iniciação Científica da UFERSA. Os alunos Eduardo Câmara (Medicina), Marcelo Castro (Medicina), Dayane Paiva (aluna do doutorado do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular) e Valéria Almeida (aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade) foram premiados com a Menção Honrosa de 1° lugar na área de Ciências da Saúde, com o trabalho orientado pelo professor Micássio Fernandes de Andrade.

O trabalho consiste na “Avaliação da Liberação de NETs por Neutrófilos, de Sangue Periférico de Pacientes com a Doença de Chagas, Estimulados com o Antígeno Solúvel do Trypanosoma cruzi”. O estudante Eduardo Câmara fala sobre o estudo: “Nós vimos que neutrófilos de pacientes com a forma clínica cardíaca liberam menos NETs do que neutrófilos de pacientes com a forma indeterminada. Quanto menor a liberação de NETs por neutrófilos de pacientes com a forma clínica cardíaca, maior é o risco de morte desses pacientes”.

Outro trabalho, de autoria do aluno João Paulo da Silva Liberalino, orientado pelo professor Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes, recebeu Certificado de Menção Honrosa de 2° lugar na área de Ciências da Saúde. O projeto de iniciação científica teve como título: “Análise da associação entre polimorfismos no gene da interleucina-10 (IL-10) e a evolução clínica da Doença de Chagas”.

11

Nov

A abertura oficial da 6ª Mostra de Cinema de Gostoso, na noite da última sexta-feira (08) em São Miguel do Gostoso, reuniu um grande público de quase mil pessoas entre autoridades, moradores locais, convidados e turistas. Mais uma vez a estrutura montada nas areias da Praia do Maceió, com uma tela de 12 m de comprimento por 6,5m de altura, projeção em resolução 2K, som Dolby 5.1, surpreendeu.

Este ano são 650 espreguiçadeiras diante do telão, onde são exibidas as sessões especiais, além das oficinas, debates e outras sessões que acontecem no Centro Cultural e na Pousada dos Ponteiros. Tudo gratuito. Os diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, iniciaram a solenidade de abertura falando sobre a sexta edição, agradecendo o público e apresentando os integrantes do coletivo Nós do Audiovisual, diretores e atores presentes, além da equipe da mostra.

A noite de exibições começou com a exibição dos filmes da mostra competitiva curta “Júlia porrada”, com direção de Igor Ribeiro, do coletivo Nós do Audiovisual. Depois foi a vez da apresentação de “Em reforma”, com direção de Diana Coelho. O encerramento aconteceu com a exibição longa “Pacarrete”, dirigido por Allan Deberton, que retrata a vida de uma bailarina idosa, considerada louca, que vive em Russas, cidade do interior do Ceará. A atriz protagonista, Marcélia Cartaxo, está em Gostoso e participou da abertura.

O filme tem recebido elogios dos críticos e estreia nos cinemas em março de 2020. A Mostra segue até terça-feira (12), com programação diária e dividida em quatro momentos paralelos: Mostra Infantil, Mostra Competitiva, Mostra Panorama e Sessões Especiais. Confira a programação no site: www.mostradecinemadegostoso.com.br

11

Nov

Engenheira aeroespacial formada pela Universidade de Brasília, Ana Paula Castro de Paula Nunes poderá ser a primeira mulher astronauta brasileira. Ela foi selecionada para participar de uma missão simulada da Agência Espacial Europeia (ESA). Dos seis jovens escolhidos, entre profissionais de várias nacionalidades, cinco são mulheres.

Atualmente, Ana Paula faz mestrado em Direito Espacial pela Beihang University, na China. “Gosto do espaço porque ele me dá uma perspectiva muito realista e ampla sobre nossa vida aqui na Terra. Ser uma astronauta de simulação vai me permitir experimentar como é viver na Lua ou em Marte, de um ângulo muito realista”.

“Espero poder participar desse projeto e trazer oportunidades para futuros estudantes ou jovens profissionais no setor aeroespacial do Brasil, mostrando que eles também podem fazer parte de grandes projetos”, completou.

A missão para a qual Ana Paula foi selecionada é a segunda campanha do projeto EuroMoonMars in Hi-Sea, da Agência Espacial Europeia, local onde alguns astronautas da Nasa, agência espacial norte-americana, também treinam para suas missões. A etapa de simulação será realizada no deserto do Havaí, durante duas semanas, em dezembro.

A equipe deve se reunir na Holanda para workshops e treinamentos e, no dia 5 de dezembro, se encontra novamente no Havaí para o último treinamento. A partir de 9 de dezembro, por duas semanas, eles passam a vivenciar uma espécie de missão lunar simulada.

“Isso quer dizer viver como astronauta, comer comida de astronauta, deixar o habitat só com traje espacial para atividade extra veicular e realizar vários experimentos científicos. Nós vamos fazer alguns estudos abordando fatores psicológicos em um habitat lunar. Por exemplo, ficar isolado, interagindo apenas com seis pessoas, falta de ar fresco, banhos curtos, além de outros fatores.”

Fonte: Agência Brasil

11

Nov

Na próxima quarta-feira, dia 13 de novembro, a Estácio realiza o primeiro Megavestibular para ingresso nos cursos de graduação presencial e a distância em 2020. O vestibular ocorrerá nos campi e polos EaD de todo o país, com exceção da cidade de Cabo Frio (RJ) que realizará no dia 11 de novembro devido ao feriado municipal. As provas serão realizadas em 4 horários: 10h, 13h, 18h e 19h30 e os aprovados terão descontos especiais, caso a matrícula seja confirmada no mesmo dia.

Os calouros que participarem da campanha vão garantir 50% de desconto durante o primeiro semestre e, a partir do segundo semestre, o desconto passa a ser de até 30% durante todo o curso. As inscrições para o Megavestibular são gratuitas, no portal http://portal.estacio.br/megavestibular.  

Para portadores de diploma de ensino superior e para aqueles que fizeram o Enem e desejam ingressar na Estácio, não é preciso prestar o vestibular. Nesse caso, basta comparecer em uma unidade munido do boletim (com nota acima de 300 na redação e no mínimo 100 em cada uma das provas objetivas do exame) e cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência, histórico de conclusão do ensino médio e diploma para quem já fez a primeira graduação. 

Ao iniciar seus estudos, o aluno contará com diversas vantagens como material didático digital sem custo; um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores; acervo bibliográfico físico virtual; orientação de carreira e encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outras vantagens. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4003-6767 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 880 6767 (demais regiões).

11

Nov

As atividades educativas do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) estão sendo intensificadas em municípios do interior do Estado. A cidade de São Paulo do Potengi foi a contemplada nessa quinta-feira (07), com palestras direcionadas a mais de 200 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino matriculados no município.

O tema trabalhado pela Subcoordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran foi “A importância da primeira habilitação para um trânsito seguro”. Na apresentação foi mostrado os procedimentos para que o condutor possa adquirir a Permissão para Dirigir (PPD), a segurança para o trânsito com condutores habilitados, a legislação que trata sobre o tema, apresentando punições e orientações para quem conduz veículo automotor sem habilitação, além dos perigos que estão sujeitos o motorista e a população quando um cidadão desabilitado resolve conduzir automóvel ou motocicleta.

Nas palestras também foram trabalhadas informações de introdução ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), normas de circulação e estudo de inicialização ao trânsito de acordo com a faixa etária dos estudantes participantes das palestras. A ação se estendeu para uma blitz educativa realizada na cidade e direcionada aos motociclistas, que receberam material pedagógico e brindes.

“Nosso intuito é de instruir e alertar estudantes sobre a importância da habilitação e motociclistas sobre os riscos de acidentes, bem como a necessidade do uso dos equipamentos de segurança”, comentou o subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Flávio Câmara. Até a sexta-feira (08) a equipe de Educação para o Trânsito do Detran esteve com ações pedagógicas sendo desenvolvidas nas escolas públicas da cidade de Assú.

11

Nov

Deu na Tribuna do Norte: 

Duas décadas depois de estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a exigência de formação superior para professores não foi adotada totalmente nas escolas de ensino particular do Rio Grande do Norte. A cada 10 professores que atuam no ensino fundamental, quatro não têm formação superior, segundo as estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes ao Censo de Educação Básica de 2018. O percentual exato é de 40,9%.

A proporção melhora no ensino médio, apesar de ainda haver professores sem formação superior na etapa que representa um dos maiores desafios do ensino brasileiro hoje, segundo especialistas. Nas escolas de rede privada do Rio Grande do Norte, dois a cada 10 professores que atuam no ensino médio não contam com essa formação. Geralmente, no ensino médio, são profissionais ainda em formação.

A exigência da LDB, em vigor desde 1997, é de formação superior em licenciatura ou pedagogia para atuar na educação infantil, fundamental e médio. Nos casos da educação infantil, também é permitido o magistério – que não é considerado nível superior. Para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, a exigência é que o professor atue na disciplina específica em que ele é formado.

O quadro do Rio Grande do Norte em relação ao ensino fundamental faz parte de uma realidade semelhante na região Nordeste (46,9%), mas está abaixo da nacional. No Brasil, 28,5% dos professores da rede privada de ensino não possuem a formação adequada no ensino superior. Essa comparação se repete em relação ao ensino médio.

Matéria realizada por Luiz Henrique Gomes / Fonte disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/no-rn-4-a-cada-10-professores-na-o-ta-m-ensino-superior/464395

11

Nov

O Departamento de História da UFRN (DEHIS) promove a mesa-redonda Seis Mulheres no Mundo (do teatro), com o intuito de debater a participação da mulher no mundo da arte e a sua invisibilidade histórica. O evento acontece no dia 25 de novembro, às 18h30, no auditório principal do Ágora. As inscrições devem ser feitas via Sigaa.

O debate será voltado a questões ligadas à invisibilidade histórica das mulheres artistas e suas obras no mundo da arte, além de levantar discussões acerca das representações estereotipadas e redutoras das mulheres como objeto da dramaturgia.

A mesa-redonda será composta por seis artistas femininas: Heloisa Sousa, Thuyza Fagundes e Fernanda Cunha – integrantes do Teatro das Cabras, grupo potiguar composto apenas por artistas mulheres – e Alaide Ribeiro, Talita Alves e Lais Damasceno – do grupo teatral Téspis. 

11

Nov

Deu no Portal B9:

Tumblr está adicionando chats à versão da plataforma para aplicativos móveis. As conversas são em grupo, as mensagens não podem ser editadas e desaparecem após 24 horas. De acordo com o comunicado feito no blog oficial da plataforma, o recurso está sendo implementado lentamente para todos os usuários da versão app do Tumblr.

Para quem já vê a novidade, o ícone do bate-papo aparece no canto superior direito. Os usuários da rede social podem executar até 5 chats em grupo simultaneamente, e há limite de 100 participantes para cada grupo.

Embora o criador de um grupo seja o único que pode convidar pessoas para participar do mesmo, todas as conversas em grupo e suas mensagens são públicas e podem ser visualizadas por qualquer pessoa no Tumblr.

As mensagens desaparecem após 24 horas, como já acontece com a função Stories de outras redes sociais, por exemplo. Vale ressaltar também que, depois de enviadas, as mensagens não podem ser editadas.

O Tumblr disse que as conversas em grupo podem ser moderadas ou monitoradas por seus funcionários, e são proibidas violações das políticas da plataforma, como em casos de discurso de ódio. A empresa ressalta, ainda, que por serem visíveis publicamente, as conversa podem ser denunciadas por qualquer pessoa em caso de violações, independentemente de fazer parte ou não do bate-papo.

Fonte disponível em: https://www.b9.com.br/116932/tumblr-lanca-chat-de-mensagens-em-grupo-que-somem-em-24-horas/amp/

11

Nov

O Governo Federal deve lançar até o fim do ano consulta pública com uma proposta de estratégia nacional de inteligência artificial. O objetivo é colher opiniões e considerações de pesquisadores, cidadãos, empresários e gestores públicos sobre quais políticas públicas devem ser adotadas pelo Estado para fomentar o uso dessa tecnologia no país.

A estratégia está em elaboração pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com auxílio de uma consultora contratada, a professora de Ciência da Computação Rosa Maria Viccari, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em debate na 5ª Semana de Inovação, a representante do MCTIC Karla Cavalcanti informou que estão sendo avaliadas experiências de quase 30 países para formular a proposta. Após a consulta, os comentários serão consolidados e a estratégia será publicada como uma política nacional para o setor.

“Estamos cada vez mais colocando órgãos e entidades privadas. A tendência é que cada vez mais a gente vá construindo esse documento com todo mundo. E a consulta pública vai dar oportunidade para cada profissional ou pesquisador que trabalha com o tema de colocar suas opiniões”, disse Karla Cavalcanti.

Fonte: Agência Brasil