Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Junho de 2020

Natal ganha turminha para ajudar na preservação da biodiversidade

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Natal ganha seis novos amiguinhos para ajudar na missão de preservar a nossa biodiversidade! Uma turminha esperta e cheia de graça! Assim são os personagens da Turminha do Parque: Minduim, Lalinha, Nana, Ciço Folhiço, Catti e Dona Burita. Eles estarão nas ações de educação ambiental que serão desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), para divertir e educar a criançada e também muita gente grande.

Lançada no fim da tarde dessa segunda-feira (1), durante a programação virtual de abertura da Semana de Meio Ambiente de Natal de 2020, a “Turminha do Parque” foi criada a partir de espécies encontradas no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, unidade de conservação ambiental municipal. 

Os desenhos e perfis de Minduim, Lalinha, Nana, Ciço Folhiço, Catti e Dona Burita estão disponíveis para o acesso nas redes sociais da Prefeitura.  [“Convido as mamães e papais, titios, vovós e vovôs, para ler pra suas crianças e apresentar nossos personagens, que tem tanta relação com nossa biodiversidade. Um aprendizado importante nessa Semana do Meio Ambiente”, diz a diretora do Parque da Cidade, Danielle Mafra. 

Entre os personagens está Ciço Folhiço, o lagartinho de folhiço, figurinha difícil de ver em outros lugares . Ele é encontrado apenas na região de Mata Atlântica do nosso Estado. Uma figurinha muito especial que adora aprontar com seus amiguinhos, ama correr e brincar de se esconder lá no Parque da Cidade. 

Já a Nana é uma linda, calma e graciosa flor xanana. Muito encontrada em nossos canteiros, calçadas, jardins e sacadas. Ela é uma flor muito forte, resistente e obstinada, consegue se desenvolver mesmo em locais de difícil acesso e levar sua beleza. E nos mostra que a natureza pode estar em qualquer lugar.

Enquanto Catti é uma orquídea encontrada na área do Parque da Cidade. Muito bela e exuberante, ela gosta de ver tudo a sua volta sempre em ordem e com cada folhinha em seu devido lugar. Seu lema é: a beleza da natureza deve ser admirada e não devastada. Catti é muito amiga de Dona Burita (coruja Buraqueira), de Lalinha  e de Nana (flor de xanana) e, com elas, está sempre pronta a ajudar e proteger a sua casa, o meio ambiente.

Também vamos encontrar Dona Burita, a famosa corujinha buraqueira, que adora se esconder em sua toca. E que, segundo a lenda, adora devorar livros, ela já leu toda a enciclopédia nacional e biblioteca do Parque. Extremamente inteligente e perspicaz, ela sabe e vê tudo que está acontecendo à sua volta e usa isso para ajudar na defesa da natureza.

E, por fim, os amiguinhos Lalinha e Minduim, duas crianças que adoram se divertir e trocar idéias sobre as coisas da natureza com os seus amigos do parque. Juntos eles vão participar de muitas aventuras para proteger o meio ambiente. Para acessar e conhecer todos os ´personagens, basta entrar  nos perfis da Prefeitura do Natal no Instagram (https://www.instagram.com/natalprefeitura) ou no Facebook (https://facebook.com/prefeituradonatal) .

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Natal 2020 aqui (https://bit.ly/SemaNatal2020)  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias