Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Outubro de 2018

Jovens têm mais facilidade para diferenciar notícia de opinião do que leitores com mais de 50 anos, diz pesquisa feita nos EUA

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Nova pesquisa do Pew Research Center feita nos Estados Unidos traz uma boa notícia para jornalismo na era digital. O estudo, realizado de 22 de fevereiro a 4 de março deste ano, revela que os entrevistados de idades entre 18 e 49 anos foram mais propensos a categorizar com precisão as declarações factuais e as de opinião do que aqueles acima de 50 anos.

Um terço dessa faixa etária identificou corretamente todos os cinco itens de notícias em um teste, em comparação com 20% daqueles do grupo com idade mais avançada. Além disso, 44% dos mais jovem relacionaram corretamente todos os itens de opinião (também cinco), em comparação com 26% dos idosos.

Na análise individual das dez afirmações, a pesquisa mostra que os adultos jovens não só têm mais capacidade de diferenciar corretamente as declarações factuais das de opinião, como também podem fazê-lo independentemente do apelo ideológico das declarações.

Essa capacidade, diz o estudo, pode estar ligada ao fato de que adultos mais jovens têm menor probabilidade de se identificarem fortemente com os partidos políticos. Os norte-americanos entre 18 e 49 anos também são mais "versados digitalmente" do que os mais velhos, característica que também está ligada a um maior sucesso na classificação das notícias.

Fonte: ANJ / Disponível em: https://www.anj.org.br/site/component/k2/73-jornal-anj-online/13713-jovens-tem-mais-facilidade-para-diferenciar-noticia-de-opiniao-do-que-leitores-com-mais-de-50-anos-diz-pesquisa-feita-nos-eua.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias