Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Fevereiro de 2025

Habitat Marte oferece treinamento especial para crianças

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Participantes desenvolvem atividades de pesquisa e manutenção. Foto: Júlio Rezende

A estação análoga espacial Habitat Marte está recebendo inscrições para mais uma missão que reunirá crianças e adolescentes interessados na temática espacial . O encontro acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na sede da Estação, no município de Caiçara do Rio do Vento, onde os astronautas mirins participarão de atividades cotidianas do local, como caminhada com roupa especial e observação do céu.

Os jovens devem ter o acompanhamento de um responsável e, ao final da missão, ambos receberão certificados. “Nas missões de simulação espacial promovidas pela estação, os participantes têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de um local autossustentável, assim como experienciar diversas atividades desenvolvidas dentro e fora da estação”, ressalta o professor Júlio Rezende, do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN.

Organizador dos treinamentos, Julio estabeleceu quase 200 missões nos últimos anos, com diferentes públicos, de modo presencial ou virtual. Ele acredita que conhecer e ter um treinamento específico como este contribui para o desenvolvimento de importantes competências. “A certificação como astronauta análogo é uma formação relevante para essas crianças, jovens cientistas e pesquisadores, que podem atuar futuramente como profissionais com impacto positivo na sociedade”, diz o professor.

Pais ou responsáveis podem solicitar participação diretamente no perfil do projeto @habitatmarte, pelo telefone (84) 99981-8160 ou ainda pelo e-mail juliofdrezende@hotmail.com.

Leia também Habitat Marte certifica o mais jovem astronauta análogo

Referência

O Habitat Marte é a única estação espacial análoga no Hemisfério Sul. Na Estação, existem construções feitas com resíduos, tecnologias de reaproveitamento inteligente da água, produção de alimentos, gestão de energia solar e reciclagem. Todas as atividades colaboram para a formação, simulando uma vivência no planeta Marte, mas também podem ser reproduzidas em ambientes similares ao semiárido nordestino.

Para quem não dispõe de tempo livre para visitar pessoalmente o espaço, existe a possibilidade de participar das missões virtuais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias