14 de Setembro de 2024
Google lança recurso para proteção de dados dos anunciantes
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Nesta quinta-feira, 12, o Google lançou uma nova solução como parte de seus esforços em prol da privacidade dos usuários e dos anunciantes. Denominado Confidential Matching, o recurso usa criptografia para proteger dados de anunciantes.
Segundo a big tech, a solução visa auxiliar a conexão dos anunciantes com seu público-alvo e na mensuração das campanhas.
O Confidential Matching usa soluções de computação para garantir a confidencialidade dos dados proprietários first party dos anunciantes durante o processamento de dados para campanhas. Os dados serão criptografados em Ambientes de Execução Confiáveis, ou seja, uma área de memória em nuvem protegida do restante por criptografia.
Conforme a empresa, segmentos como os de finanças e saúde utilizam Ambientes de Execução Confiáveis. Assim, o recurso visa a construção de um ambiente seguro para manipulação de dados primários.
Além disso, apenas parceiros autorizados terão acesso às informações. Segundo comunicado da big tech, nem o próprio Google terá acesso aos dados. Adicionalmente, o Google irá oferecer comprovações de que os dados são usados apenas segundo a finalidade estabelecida pelo anunciante.
A empresa tornou os códigos de programação abertos para que desenvolvedores possam acessar e customizar conforme as necessidades de cada parceiro. O intuito é trabalhar no aprimoramento da solução junto ao mercado.
A princípio, o Confidential Matching estará localizado no Customer Match, do Google Ads Manager. Posteriormente, o Google visa expandir a funcionalidade para mais produtos da big tech.
“O cenário atual da publicidade digital exige um maior enfoque na privacidade, e o Confidential Matching foi desenvolvido para atender a essa demanda. Mudanças de mercado exigem novas maneiras de construir confiança com o usuário, respeitando a privacidade de seus dados”, diz a companhia, em comunicado.
Google deu fim ao projeto de eliminar cookies no Chrome
Esse é o primeiro anúncio do Google em relação à privacidade desde que a companhia anunciou a descontinuação do projeto de fim dos cookies no Chrome. Em julho, a big tech reconheceu que a transição para uma realidade sem dados de terceiros exige esforços e impacta todo o mercado de publicidade online.
O Google disse que irá apresentar uma alternativa ao projeto. Em vez de dar fim aos cookies, o Google quer oferecer o poder de decisão ao usuário. A partir de uma nova solução – ainda em definição – os usuários poderão fazer uma “escolha informada” em relação a sua navegação na internet. A big tech ainda estuda como implementar essa solução.
Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/google-protecao-dados-anunciantes