09 de Outubro de 2025
Festival de Teatro da Uern reunirá estudantes de 30 escolas públicas do RN
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza, entre os dias 13 e 17 de outubro, a 19ª edição do Festival de Teatro da Uern (Festuern). O evento, reconhecido por lei como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte, acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró, reunindo 30 escolas públicas de diferentes municípios do estado.
Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e organizado com apoio da Funcitern, o Festuern reafirma o papel do teatro como ferramenta de transformação social e educativa. Ao longo de quase duas décadas, o festival consolidou-se como um dos maiores eventos de teatro escolar do Brasil, com participação de milhares de estudantes e professores.
A programação inclui apresentações diárias em dois turnos, com espetáculos que abordam temas sociais, culturais e ambientais, a partir da criatividade e da vivência dos estudantes. Cada grupo escolar desenvolve suas próprias encenações, explorando desde o drama à comédia, passando por produções autorais e adaptações literárias.
O pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, destaca que o festival simboliza o compromisso da Uern com a formação cidadã: “Este é um dos maiores festivais de teatro escolar do Brasil. Já passaram por aqui mais de 60 cidades representadas e mais de 7 mil pessoas como público estimado”.
O evento também contará com a presença do ator Cacá Carvalho, que apresentará o espetáculo “A Próxima Estação”, no dia 17 de outubro, às 19h30, encerrando a programação no Teatro Dix-huit Rosado. No dia seguinte, o artista realiza o espetáculo “70”, às 19h30, no Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, além de participar de uma roda de conversa com o setor cultural.
Com entrada gratuita, o Festuern é uma realização da Uern, Banco do Nordeste Cultural e Grupo O Pessoal do Tarará, com apoio da Prefeitura de Mossoró, Funcitern, Corpo Rastreado, Festuern e Secretaria Municipal de Cultura.
