A edição 2020 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes foi oficialmente cancelada. Após a decisão inicial de não realizar o evento nas datas programadas originalmente, entre 22 e 26 de junho, havia a possibilidade do evento ser realizado em outubro. No entanto, na manhã desta sexta-feira 3, os organizadores do Cannes Lions anunciaram que o evento definitivamente não acontecerá este ano, devido aos impactos da pandemia do coronavírus no mundo e na própria indústria da comunicação.

“O Cannes Lions, em sua essência, sempre foi sobre criatividade e os Leões. Entendemos que a comunidade criativa tem outros desafios neste momento, e claramente não tem condições para seguir com o trabalho que estabelece as melhores referências (para nossa indústria)”, afirmou Philip Thomas, chairman do Cannes Lions, no comunicado oficial. “As indústrias criativas e de marketing, assim como muitas outras, atravessam uma grande turbulência. Faremos nossa pequena parte nisso tudo acabando com qualquer especulação sobre a realização do Festival este ano. Tentamos tomar nossa decisão o quanto antes para dar à indústria total transparência sobre a situação – e é por isso que estamos fazendo esse anúncio hoje”.

Nos últimos dias, a pressão sobre os organizadores do Festival Internacional de Criatividade aumentara. Segundo reportagem da Campaign, publicada na véspera do cancelamento oficial do evento, o WPP e o Omnicom já haviam decidido não participar do festival este ano. Dentsu e Interpublic ensaiavam tomar a mesma decisão.

De acordo com o comunicado do Cannes Lions, a próxima edição do evento acontecerá entre os dias 21 e 25 de junho de 2021.

Fonte: Meio & Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2020/04/03/festival-de-cannes-e-cancelado-oficialmente.html