Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Junho de 2022

Estudantes de escola de Natal se preparam para maratona de ideias com soluções para problema sociais

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Empreender, desenvolver ideias e buscar soluções para problemas são alguns dos desafios que estudantes entre 10 e 14 anos vão ter nos próximos dias no III Hackaton Educacional do Nordeste, promovido pela Maple Bear Natal, em parceria com For Education Edtech, empresa representante da Google no Brasil.  A maratona de ideias, que tem como objetivo final a programação de um jogo, acontece entre os dias 29 e 30 de junho. A edição do ano passado foi destaque nacional da marca Maple Bear em todo o país. 

Os alunos do 6º ao 8º ano já foram divididos em equipes e estão se ambientando no universo da resolução de problemas, visando o conhecimento sobre problemáticas sociais. No total, são 15 equipes de 6 alunos, somando 89 crianças e adolescentes. 

Nos dias 27 e 28 de junho os estudantes participam da imersão no Design Thinking, uma metodologia ativa que envolve a formatação de um produto para resolver um problema. Nessa etapa, eles levantam o máximo de informações sobre um problema, testam soluções para ver sua aplicabilidade e capacidade de resolução e desenham um produto final.

“Os professores fazem a mesma imersão no design antes dos alunos, pois uma premissa da educação canadense é o ‘aprender fazendo’. Assim, eles educam pelo exemplo, baseado nas dificuldades enfrentadas e vivenciadas por eles também. Tudo isso, auxilia na orientação dos estudantes”, explicou o coordenador do ensino fundamental da Maple Bear Nata, Olavo Vitorino. 

Nos dias 29 e 30 acontece a maratona de ideias e empreendedorismo com o objetivo de resolver um problema. O tema será apresentado durante a abertura do Hackaton, a partir das 09h. Os estudantes vão ter até as 17h do dia seguinte para formatar e programar um jogo. 


A diferença deste ano é que os estudantes vão pernoitar na escola durante a maratona, numa imersão no melhor estilo Campus Party. Haverá ainda a palestra de um especialista sobre o tema escolhido. A apresentação dos trabalhos, a entrega das premiações e dos certificados acontece no dia 1º de julho. 

“Para este ano, acredito que podemos promover um evento ainda mais relevante, pois é a nossa terceira edição e muitos dos estudantes já estão ambientados com a perspectiva de buscar soluções para os problemas cotidianos, visto que essa é uma das diretrizes da educação canadense”, finalizou o coordenador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias