Os alunos das escolas do SESI-RN dispõem de laboratórios focados nas diretrizes do Enem, com aulas direcionadas às habilidades exigidas no exame. Além disso, contam com laboratórios de robótica, nos quais o estudante é desafiado a ir além da sala de aula, se preparando para torneio nacionais e internacionais. Esses são alguns dos diferenciais do ensino nas unidades do SESI-RN, que está com matrículas abertas para o ano letivo de 2020.

Essas escolas utilizam metodologias que unem ciências, tecnologias, engenharia, matemática e linguagens para incentivar habilidades necessárias à vida e ao mundo do trabalho. Trata-se de uma das melhores redes de ensino do país, com vagas disponíveis para o ensino fundamental e médio.

Os alunos são estimulados a valorizar o aprendizado para garantir mais oportunidades na vida profissional e a desenvolverem projetos de cidadania, saúde e segurança e aulas de robótica, destaca a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenina de Luz Medina. “Formamos jovens para o mundo do trabalho por meio de projetos de pesquisa, estímulo ao desenvolvimento, capacitação e experimentação, além do domínio da linguagem e suas tecnologias”, reforça.

A gerente de Educação afirma que os alunos do SESI-RN utilizam material didático da “Somos Educação”, com sequências didáticas desafiadoras e diversificadas, organizadas de forma a provocar o diálogo, a reflexão, o debate, e com a intenção de garantir que os estudantes sejam estimulados a procurar soluções criativas para as atividades propostas e também para situações do cotidiano.

A organização do trabalho pedagógico está relacionada ao uso e à otimização dos diferentes espaços, como forma de favorecer as aprendizagens. As escolas são equipadas com laboratórios de informática educacional, de física, química e biologia; bibliotecas, salas multiuso, cantina e quadras poliesportivas.

Eventos como Torneio Regional de Robótica, Fórum de profissões e participação no JERNS são organizados e estimulados. “O SESI prepara e incentiva os alunos a participarem de torneios nacionais, entre eles estão a Olimpíada Brasileira de Robótica, a Olimpíada Brasileira de Astronomia, o Torneio Nacional de Robótica, a Olimpíada Brasileira de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Geografia e a Olimpíada Brasileira de História”, enumera.