Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Março de 2024

Centro de Reabilitação de Fissurados do RN passa a disponibilizar uma nova modalidade de tratamento

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Centro de Reabilitação de Fissurados do RN (CREFIRN) que tem suas instalações no Hospital Infantil Varela Santiago e desempenha um atendimento multidisciplinar ao paciente fissurado no Estado passa a disponibilizar uma nova modalidade de tratamento: ortopedia pré-cirúrgica, com o uso dos aparelhos modeladores naso-alveolares.

Pioneiro no país, por ser o primeiro centro a disponibilizar o tratamento, o Crefirn apresenta uma equipe multiprofissional composta por cirurgião crânio-maxilo-facial e otorrinolaringologista, psicóloga, fonoaudiólogas, nutricionista, ortodontistas, cirurgiões bucomaxilofaciais e odontopediatra e no ano de 2023 contabilizou mais de 5400 atendimentos além das cirurgias reabilitadoras de lábio, palato e nariz e enxertos ósseos alveolares, prestando um atendimento integral à criança Fissurada e sua família.

De acordo com Vanessa Barbosa de Freitas, Odontopediatra do CREFIRN, esse tipo de tratamento precisa iniciar bem cedo. "Inicia quando o bebê tem 15 dias de vida e tem a finalidade de, nos casos das fissuras mais amplas, promover a diminuição do tamanho da fissura do lábio e palato, facilitar a alimentação, reestabelecer a conformação do arco da maxila e nariz e deve ser realizado até os 6 meses de vida, antes da primeira cirurgia de lábio", diz.

Por isso, explica Vanessa, se faz necessário ressaltar a importância do diagnóstico precoce e ainda durante o pré-natal. "O ideal é que as mães que tenham um bebê portador de fissura lábio-palatina já possam ser direcionadas ao centro para consultas com os profissionais que irão esclarecer, orientar e já planejar o início do tratamento desses bebês", afirma.

A fissura lábio-palatina é uma alteração de desenvolvimento que, dependendo do seu tipo e extensão, promove alterações nas estruturas faciais como lábio, palato (céu da boca), nariz, ouvidos, dentes e maxila, e apresenta um impacto direto no desenvolvimento da fala, alimentação, audição, e pode gerar alterações na dentição e arcada dentária, se fazendo necessário um acompanhamento integral, multiprofissional e que se inicie o mais cedo possível, pois o tratamento pode ser estabelecido por várias etapas de reabilitação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias