A Black Friday já está consolidada como uma das maiores datas comerciais do Brasil. Próxima da sua 14ª edição, ela movimenta pessoas de todo o país na busca de descontos e preços mais baratos. Mas, no meio de um enorme volume de promoções, compras e entregas, existe espaço para que o consumo seja feito de forma consciente?
Cada vez se discute mais sobre a importância da responsabilidade ambiental por parte das marcas e do consumo mais consciente por parte dos consumidores. Neste contexto, uma parcela de 47% dos brasileiros estão, sim, dispostos a pagar mais por produtos de marcas com práticas sustentáveis na Black Friday – mas apenas se a diferença de preço for pequena. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em soluções de energia limpa.
Já entre os demais entrevistados, 37% admitem que não pagariam mais por marcas que realizem ações sustentáveis, enquanto apenas 16% realmente investiram significativamente mais em produtos que sejam produzidos de forma mais ecológica.
A relação entre marcas e consumidores
Existe uma etapa que antecede a compra e o pagamento de um produto, especialmente quando o desejo do consumidor é apoiar marcas que tenham comprometimento ambiental. Essa etapa está diretamente ligada ao relacionamento que as marcas criam com seu público. Para que uma marca seja reconhecida por suas ações sustentáveis, ela precisa comunicar suas práticas como uma forma de deixar as iniciativas visíveis ao consumidor.
Isso porque, 39% dos entrevistados costumam considerar com alguma frequência a questão da sustentabilidade antes de realizar uma compra na Black Friday, e 25% sempre consideram, sendo esse um fator determinante para uma aquisição. Outros 31% dos respondentes admitem que não consideram o impacto ambiental no momento da compra no período.
Seja através das redes sociais, de publicações no site ou de sinalizações nas próprias embalagens dos produtos, é importante que as marcas deixem claras as informações sobre suas iniciativas sustentáveis. Isso ajuda o consumidor a escolher o melhor produto de acordo com suas preferências e identificações.
A questão pode se tornar um problema quando os consumidores sentem que as marcas não são transparentes em relação às suas práticas sustentáveis, especialmente durante a Black Friday, sendo que 39% dos entrevistados avaliam as marcas como pouco ou nada transparentes em suas ações – com informações escassas ou inexistentes –, e 46% entendem as marcas com razoavelmente transparentes – as informações até são disponibilizadas, mas possuem difícil acesso.
De qualquer forma, algumas marcas e segmentos se destacam quando o assunto é transparência em suas iniciativas – especialmente as relacionadas ao meio ambiente. Neste cenário, os setores que mais se destacam positivamente quanto à clareza de suas ações são os de saúde e bem-estar (45%); alimentação (38%); beleza e skincare (33%), e limpeza e produtos de higiene (32%).
Consumo desenfreado e a geração de lixo
A Black Friday está tão presente na vida dos brasileiros que alguns hábitos já se consolidaram entre os consumidores: a espera para realizar uma compra de um produto mais caro, a renovação anual de itens que não podem faltar e a pesquisa antecipada dos valores para que se consiga o desconto que mais vale a pena.
Porém, no meio de tantas promoções, é difícil não cair em tentação e se deixar levar por compras mais impulsivas e menos necessárias. Neste cenário, 60% dos entrevistados da pesquisa afirmam que os brasileiros consomem de forma menos consciente durante a Black Friday em comparação a outras compras. Segundo o estudo, somente 16% acredita que as compras no período são feitas de forma mais consciente.
Com o grande volume de compras no período – sendo que a maior parte das vendas é feita online – é inevitável que se gere uma quantidade maior de lixo, especialmente das embalagens que são utilizadas nas entregas. O fato preocupa razoavelmente 44% dos brasileiros, que, apesar da apreensão entendem a necessidade da proteção dos produtos, mas que é muito preocupante para 34% dos entrevistados, que preferiam que os produtos viessem com menos embalagens.
Com a geração quase inevitável de lixo que acaba derivando das compras na Black Friday, surge a dificuldade de se fazer uma reciclagem adequada desse material. O maior obstáculo para isso está relacionado à falta de locais para descarte próximos às regiões onde moram os consumidores (48%), a falta de informação de onde ficam esses locais (32%) e da falta de incentivo para que se faça o descarte correto (30%).
Embora o foco principal da Black Friday seja o volume de vendas, a data também pode ser uma oportunidade para que marcas e consumidores busquem um equilíbrio mais sustentável nas relações de compra e venda. Estar atento a formas de reduzir a produção de lixo e apoiar empresas comprometidas com o meio ambiente são maneiras de evoluir na questão da sustentabilidade, promovendo um ecossistema mais balanceado entre o comércio e o meio ambiente.
Metodologia
Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: entre os dias 07 e 09 de novembro de 2024.
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