03 de Setembro de 2024
Agricultores do Assentamento Patativa do Assaré, em Assú, no Rio Grande do Norte recebem capacitação sobre conservação dos recursos naturais e práticas agrícolas sustentáveis
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Vale Sustentável capacitou 36 agricultores rurais no Assentamento Patativa do Assaré, no município de Assú, no Rio Grande do Norte. A ação faz parte das metas do projeto que segue na comunidade até 2027, executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o curso aconteceu na sede da associação local.
Dividido em três módulos: Impactos ambientais no Semiárido Potiguar: causas, consequências e ações mitigadoras, Práticas Agrícolas Sustentáveis e Resíduos Sólidos, o curso abordou temas como gestão dos recursos hídricos, conservação do solo, proteção da biodiversidade, agricultura orgânica, restauração florestal, manejo de pragas e doenças e resíduos sólidos. A adoção de práticas agrícolas sustentáveis e a conservação dos recursos naturais são essenciais para mitigar as mudanças climáticas, garantir a produtividade a longo prazo, promover a saúde humana e proteger a vida selvagem e os ecossistemas.
Filha de agricultores, Wladja Soares, que mora na comunidade com a família, participou da capacitação. "O curso foi uma oportunidade grandiosa que trouxe mais conhecimento, informação e nos ajudou com algumas questões que nós mesmos não sabíamos. É bom ver que existem projetos que lembram as pessoas do campo. Foi uma troca de experiência produtiva e esperamos que cada vez mais, as futuras gerações possam contar com o Projeto Vale Sustentável que incentiva o produtor rural", afirmou.
Ao final dos módulos, os agricultores colocaram em prática as atividades vista em aula e realizaram o plantio de um pomar na associação, utilizando a tecnologia do hidrogel - produto que retém por mais tempo a água no solo. Também foi feita a entrega do kit horta para a agricultora Almira Soares Pereira.
Até 2027, os nove municípios e 25 comunidades rurais atendidos pelo projeto vão receber a capacitação sobre Conservação dos Recursos Naturais e Práticas Agrícolas Sustentáveis. Essas práticas são fundamentais para um futuro sustentável, onde a agricultura contribui para a preservação do meio ambiente enquanto atende às necessidades da população crescente.
Foto: Jaqueline Barbosa